O YouTube acredita que a Copa do Mundo do Catar 2022 tem sido um laboratório para a transformação no consumo de conteúdos de futebol em todo o mundo. Particularmente no Brasil, a iniciativa pioneira de programar um canal na plataforma de streaming, como é o caso da Cazé TV, para a transmissão de jogos do Mundial da Fifa tem dado um ótimo retorno de audiência.
Segundo a empresa, na Copa do Mundo da Rússia 2018 houve mais de 10 bilhões de visualizações de conteúdos sobre o torneio. A previsão é de que esse montante seja superado com folga ao final da edição do Catar 2022, no próximo domingo (18).
“Ainda não temos esse número fechado para esse ano, mas posso adiantar que só a Cazé TV já tem mais de 500 milhões de views”, contou Victor Machado, gerente de parcerias para esportes do YouTube Brasil, em entrevista à Máquina do Esporte.
Segundo o YouTube, até esta terça-feira (13), data da semifinal entre Argentina e Croácia, o canal havia obtido um total de 504.748.634 views.
É um público novo e que consome conteúdos de novas maneiras. A LiveMode, que faz a produção e transmissão dos jogos para a Cazé TV, afirmou que 82% da audiência tem entre 18 e 44 anos, 27% são mulheres e, mostrando uma nova tendência, 52% do consumo vem de TVs conectadas, não de dispositivos móveis, como é característica do YouTube há muito tempo.
“Lembrando que diversos criadores do nosso ecossistema estão produzindo conteúdos sobre a Copa do Mundo, como os canais Desimpedidos, Passa a Bola, Robin Hood Gamer, Igão Underground e Vosso Canal, entre tantos outros”, ressaltou Machado.
Pioneirismo
O executivo do YouTube destacou o pioneirismo do Brasil de ter um canal de um influenciador digital como Casimiro Miguel exibindo partidas do Mundial da Fifa.
“Na verdade, o único canal em todo o mundo transmitindo os jogos da Copa no YouTube é a Cazé TV, o que dá a dimensão do pioneirismo do projeto”, afirmou Machado.
“Sobre a audiência dessas transmissões na plataforma, viabilizadas pela parceria com a LiveMode [detentora de direitos do torneio], podemos dizer que tem sido um sucesso total, uma vez que atingiu sucessivas marcas de maior live brasileira realizada na plataforma”, completou.
Sucesso do canal
A exibição de conteúdo premium usando a popularidade de um streamer que já havia conquistado bastante audiência nas redes sociais, particularmente entre o público jovem e a Geração Z, são a fórmula do sucesso experimentado até o momento pela Cazé TV.
O canal, que foi lançado há pouco mais de um mês especialmente para a transmissão de jogos da Copa do Mundo, já conta com 5,69 milhões de inscritos.
“Em Brasil x Croácia, foram mais de 6,9 milhões de visualizações simultâneas”, destacou Machado, referindo-se ao jogo das quartas de final que eliminou a seleção brasileira da Copa do Mundo.
Esse sucesso é um sintoma de que novas formas de consumir conteúdos esportivos estão sendo amplificadas nesta Copa. Para Machado, porém, a mídia tradicional continuará a ter seu espaço entre o público.
“Acreditamos, sim, na complementaridade do digital com a TV. Na Copa do Nordeste, no Paulistão, na Copa do Mundo e na NBA, para citar alguns [exemplos], as transmissões no YouTube sempre conviveram com a distribuição em TVs”
Victor Machado, gerente de parcerias para esportes do YouTube Brasil
“E buscamos ampliar nosso ecossistema não somente com as transmissões, mas também com conteúdos relacionados, como os melhores momentos, bastidores, vlogs. A diversidade de conteúdos publicados pelos criadores no YouTube permite que o torcedor consuma conteúdos sobre a Copa que vão muito além dos 90 minutos”, analisou o executivo.
Para ele, o papel de plataformas como o YouTube não é o de roubar a audiência das mídias tradicionais, mas oferecer conteúdos diversificados, capazes de preencher o interesse de diversos públicos que acompanham a Copa do Mundo, seja ele o mais fanático ou apenas o entusiasta da seleção brasileira a cada quatro anos.
“Não acreditamos que a atenção do público seja exclusiva para uma plataforma ou outra, e justamente por isso buscamos oferecer um produto diferente, que entregue outra experiência para o espectador”, explicou.
Novos conteúdos
Segundo o executivo do YouTube, a exibição dos jogos pode ser um grande diferencial para a Cazé TV, mas o canal não se limitou a isso.
“O projeto de transmissão da Copa do Mundo no YouTube, realizado em parceria com a LiveMode, detentora de direitos do torneio, trouxe no canal Cazé TV não somente as transmissões dos jogos, como também uma série de conteúdos periféricos como highlights [melhores momentos] das partidas, games, bate-papos, entrevistas e muito mais”, afirmou Machado.
A audiência do YouTube, obviamente, não ficou restrita à Cazé TV. A plataforma de vídeos abriu uma ampla gama de possibilidades para que outros canais e usuários também dialogassem com esse público.
“Diversos produtores de conteúdo, tanto do esporte como de outras áreas, impulsionaram a produção de vídeos relacionados ao evento. Há também diversos criadores gerando conteúdo no YouTube Shorts [vídeos mais curtos]. Tudo isso é de suma importância para a ampliação desse ecossistema de produção de conteúdo sobre esportes que a gente vem fomentando nos últimos anos”, contou.
Formatos
Outro aspecto que ajuda o YouTube a atrair audiência é a multiplicidade de opções que seus diversos canais oferecem ao público, seja no Brasil ou no exterior.
“Um dos aspectos que fazem do YouTube único é a multiplicidade de formatos e linguagens que a plataforma permite (vídeos longos, curtos, entrevista, mesa-redonda, etc.), oferecendo à audiência a oportunidade de escolher o que, como e quando assistir”, apontou.
Futuro
As transformações já experimentadas pela plataforma de vídeos, com a transmissão de torneios como o Paulistão e a Copa do Nordeste, mostraram um caminho para a rede social.
“No começo deste ano, trouxemos o Paulistão para a plataforma e tivemos resultados incríveis: 73 milhões de visualizações nos 16 jogos ao vivo e mais de 220 milhões no canal, oferecendo um modelo diferente de transmissão. O Paulistão também estará no YouTube em 2023, o que reforça o sucesso que alcançamos juntos. Antes ainda, tivemos o caso da Copa do Nordeste, na qual conseguimos ampliar o alcance do campeonato com distribuição nacional”, afirmou.
A oferta de vídeos não ficou restrita ao esporte mais popular do Brasil ao longo deste ano, o que permitiu ao YouTube se conectar também com outros públicos.
“Além do futebol, os fãs de esportes encontram eventos ao vivo e de outras modalidades, como basquete, vôlei, surfe, skate e rúgbi”, revelou Machado.
“Nosso objetivo é seguir ampliando esse ecossistema, com transmissões e conteúdos variados, para atrair cada vez mais público para dentro do YouTube”
Victor Machado, gerente de parcerias para esportes do YouTube Brasil
Durante a Copa do Mundo do Catar, essas transformações só se acentuaram, permitindo vislumbrar algumas tendências para o futuro.
“Queremos entregar uma experiência cada vez melhor para os torcedores no YouTube, antes, durante e depois das partidas”, finalizou o executivo.