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MLB define bases do acordo de mídia temporário, que valerá de 2026 a 2028

Organização esportiva dos Estados Unidos se prepara para uma grande negociação daqui a três anos, quando irão expirar outros contratos que estão em vigor

Rob Manfred é o comissário da MLB - Reprodução / mlb.com

Comissário da Major League Baseball (MLB), Rob Manfred, confirmou nesta semana que a organização definiu as bases para os acordos provisórios de parte de seus direitos de mídia, que serão válidos por três anos, a partir de 2026.

A liga profissional de beisebol prepara uma grande licitação, para ser realizada em 2028, ano que irão vencer os maiores acordos que ela tem em vigor, inclusive o da Fox Sports, principal parceira de mídia da MLB e responsável por transmitir a World Series.

O maior desafio a ser enfrentado pela MLB, em 2028, será centralizar a negociação dos direitos locais de transmissão, que hoje estão distribuídos entre diversas emissoras e redes de alcance regional, algumas delas ligadas às próprias franquias.

NBCUniversal e Peacock

O acordo temporário de três anos, que a liga deverá oficializar nas próximas semanas, será marcado pelo retorno da NBCUniversal às transmissões de beisebol, juntamente de sua plataforma de streaming Peacock.

O canal deixou de fazer exibições regulares da MLB em 2000, trazendo, no máximo, algumas transmissões especiais, desde então. NBC e Peacock pagarão US$ 200 milhões pela exclusividade no pacote Sunday Night Baseball, com jogos nas noites de domingo, além de quatro séries Wild Card, chaves iniciais dos playoffs.

Além disso, o streaming exibirá as partidas nos domingos de manhã. Atualmente, esse direito pertence ao Roku, que paga US$ 10 milhões por temporada. Com o Peacock, esse valor deverá subir para perto de US$ 30 milhões.

ESPN

Principal atrativo desse pacote temporário, a rodada de domingo à noite hoje pertence à ESPN, que possui um acordo de US$ 550 milhões por temporada com a MLB.

O canal do Grupo Disney decidiu abrir mão da Sunday Night Baseball, sob o argumento de que as receitas publicitárias obtidas com essa transmissão, de US$ 58 milhões anuais, não compensariam o investimento.

A situação gerou uma crise entre ESPN e MLB, que acabou sendo contornada. A emissora segue como parceira da organização esportiva, pagando o mesmo valor pelo pacote de mídia, mas deve centrar seus esforços no licenciamento de streaming da liga.

Além disso, a imprensa norte-americana dá como certa a hipótese de que a ESPN acabará por adquirir os direitos locais das equipes que tinham contrato com a Root Sports Northwest, emissora pertencente ao Seattle Mariners e que opera na TV a cabo, para estados do Noroeste do Estados Unidos. O canal da Disney também possui o direito à exibição nacional de jogos de meio de semana da MLB.

Netflix e Apple TV

O acordo temporário da MLB marcará a entrada da Netflix nas transmissões da MLB. A plataforma adquiriu, por US$ 35 milhões ao ano, os direitos do Home Run Derby, evento realizado antes do All-Star Game e que reúne os principais rebatedores da liga.

Por enquanto, a Apple TV+ seguirá transmitindo a Friday Night Baseball, com os jogos nas noites de sexta-feira. O serviço de streaming possui um acordo de US$ 595 milhões com a MLB, válido por sete anos, que vencerá em 2028.