A Major League Baseball (MLB) e a ESPN encerraram um acordo de direitos de transmissão nos Estados Unidos avaliado em US$ 550 milhões por ano. O contrato começou em 2022 e era válido até 2028, mas terminará após a temporada de 2025.
A liga enviou um memorando aos proprietários de suas franquias na quinta-feira (20), dizendo não ter ficado satisfeita com a cobertura que recebeu nas plataformas da ESPN nos últimos anos. O veículo norte-americano The Athletic teve acesso ao documento.
A ESPN iniciou nos últimos meses um movimento em busca de reduzir o valor pago pelos direitos da liga norte-americana de beisebol. Neste cenário, surgiram especulações de que uma das partes poderia acionar uma cláusula de exclusão ao final da temporada 2025.
A cláusula só poderia ser acionada até o dia 1º de março. Caso contrário, o contrato deveria seguir até o final de 2028. Rob Manfred, comissário da MLB, afirmou que a decisão de rescisão foi mutuamente acordada entre as partes. A ESPN informou que cancelaria o contrato na manhã de quinta-feira (20).
“Não achamos que seja benéfico para nós aceitar um acordo menor para permanecer em uma plataforma em declínio. Para melhor posicionar a MLB e otimizar nossos direitos entrando em nosso próximo ciclo de acordos, acreditamos que não é prudente desvalorizar nossos direitos com um parceiro existente”, escreveu Manfred no memorando.
“Para isso, conversamos com diversas partes interessadas sobre esses direitos nos últimos meses e esperamos ter pelo menos duas opções potenciais para consideração nas próximas semanas”, seguiu.
A ESPN, por sua vez, apontou que a decisão foi motivada por questões de “responsabilidade fiscal” e que não descarta acordos futuros com a MLB.
“Aplicamos a mesma disciplina e responsabilidade fiscal que construiu o portfólio de eventos ao vivo da ESPN, à medida que continuamos a aumentar nossa audiência em plataformas lineares, digitais e sociais”, publicou a plataforma em um comunicado oficial.
“Como temos feito durante todo o processo, continuamos abertos a explorar novas maneiras de atender os fãs da MLB em nossas plataformas além de 2025”, concluiu.
Outros acordos
A MLB acredita que a redução do acordo não se justificaria. A liga acredita ter força o suficiente para ter contratos como o fechado inicialmente com a ESPN.
Além da plataforma da Disney, a MLB tem acordo com Fox e Turner Sports, que pagam US$ 714 milhões e US$ 470 milhões por ano, respectivamente.