A briga generalizada ao final da luta entre Acelino Popó Freitas e Vanderlei Silva, pelo Spaten Night Fight2, não fará a marca de cerveja deixar o universo das lutas.
Segundo a Máquina do Esporte apurou, apesar do vexame protagonizado pelo staff dos dois pugilistas, após Popó ser declarado vencedor pela desclassificação de Silva e a péssima repercussão do incidente, a Spaten irá manter seus investimentos em marketing no setor.
O projeto de patrocínio às artes marciais teve início em 2024. No entanto, a marca de cerveja já estudava esse segmento havia dois anos antes de anunciar o apoio a eventos e lutadores.
“Acreditamos que o espírito esportivo e o respeito às regras devem sempre prevalecer. Reprovamos os eventos que ocorreram após o término da última luta, que não representam esses princípios. Continuaremos trabalhando para apoiar e elevar os valores do esporte e das artes marciais”, informou a Spaten.
De qualquer forma, a Spaten não pretende realizar outra noitada de boxe como essa em 2025. A ideia do departamento de marketing da cervejaria é a promoção de uma edição do Spaten Fight Night por ano. Em 2024, o combate principal foi entre o brasileiro Anderson Silva e o norte-americano Chael Sonnen, rivais originalmente no MMA, que se enfrentaram em uma luta de boxe.
Campanhas
Ao lançar sua plataforma de lutas, a Spaten trouxe um time de embaixadores entre atletas mais reconhecidos do setor, como Anderson Silva, Minotauro e Kyra Gracie (MMA); Flávio Canto e Rafaela Silva (judô); e Beatriz Ferreira (boxe).
Em sua primeira campanha na área, a empresa relacionou seus valores com o das artes marciais. Sob o mote de “Estilo Spaten de ser forte”, utilizou seus embaixadores e Jean-Claude Van Damme, ícone internacional do cinema e do mundo das lutas, para divulgar suas mensagens. A partir daí, buscou conexão com os consumidores de cerveja.
“Toda a plataforma de Spaten no universo das artes marcais foi cocriada com atletas e profissionais experientes do mundo das lutas, como Flavio Canto, Kyra Gracie e Pedro Rizzo”, destaca Cinthia Klumpp, diretora de marketing de Spaten.
“Patrocinamos eventos nacionais como o MAC no Rio BJJ Stars, somos os patrocinadores oficiais do UFC e os nossos eventos são regulamentados por órgãos oficiais como a CNB [Conselho Nacional de Boxe] e a CAB [Comissão Atlética Brasileira] de MMA”, acrescenta a executiva.
Embaixadores
Como maneira de tentar minimizar a crise de imagem e mostrar que os investimentos da Spaten em artes marciais vão muito além do incidente do último sábado, a marca escalou seus embaixadores para se pronunciarem sobre o tema e defenderem o projeto.
“O Spaten Fight Night é a ponta do icerberg, mas a marca tem um papel importantíssimo incentivando projetos sociais, eventos e novos campeões e campeãs”, afirmou Flavio Canto, medalhista de bronze no judô nos Jogos de Atenas 2004, que dirige o Instituto Reação, ONG de formação esportiva.
Kyra Gracie, pentacampeã mundial de jiu-jítsu, foi outro nome a defender o projeto da marca de cerveja nas artes marciais.
“Ver mulheres como a Bia Ferreira brilhando em rede nacional, diante de milhões de brasileiros, é a prova de que esse projeto, construído com tanto cuidado e responsabilidade, inspira novas gerações e conquista ainda mais fãs para o esporte”, disse Kyra, referindo-se ao fato de o evento ter tido transmissão do Combate, Sportv3 e TV Globo.