Após o Grande Prêmio da Hungria, disputado no último fim de semana, o período de férias de verão da Fórmula 1 teve início com a renovação da parceria da Alfa Romeo com a equipe suíça Sauber. Dessa forma, a marca de carros esportivos, que faz parte do grupo Fiat Chrysler Automobiles (FCA), permanecerá na principal categoria do automobilismo mundial em 2023.
Pelo novo contrato, a Alfa Romeo continuará prestando assessoria estratégica, de engenharia e tecnológica à Sauber. Os carros manterão o logotipo da marca italiana e serão mais uma vez equipados com motores Ferrari, que também faz parte do grupo FCA.
Vale lembrar que a parceria entre as marcas na F1 começou em 2018, primeiro como um acordo plurianual técnico e comercial. A partir de 2019, a Alfa Romeo assumiu as operações da equipe, mas usando toda a estrutura do time suíço, que é controlado pela Islero Investments, ligado ao bilionário sueco Finn Rausing.
“A Fórmula 1 é uma escola de excelência. Todos os anos, em julho, avaliamos a situação. Se no futuro percebermos que não estamos mais interessados ou não tivermos retorno sobre nossos investimentos, veremos o que fazer, mas tudo será feito de forma ordenada”, declarou Jean-Philippe Imparato, CEO da Alfa Romeo.
A renovação por mais um ano entre Sauber e Alfa Romeu diminui as especulações de que a Audi, do grupo Volkswagen, está em busca de 75% de participação na equipe para entrar de maneira inédita na Fórmula 1.
No início de maio, a Volkswagen confirmou que Audi e Porsche farão parte da categoria a partir de 2026. À época, os rumores davam conta de que a Porsche estaria se aproximando da Red Bull, enquanto ainda não se sabia qual seria a porta de entrada da Audi. Mais tarde, surgiu a especulação de que a Audi estaria de olho justamente no lugar que atualmente é ocupado pela Alfa Romeo.
“No momento, a parceria com a Sauber é uma visão fantástica e comum. Se um dia acontecer outra coisa, não será um problema. Vamos nos desenvolver de outra maneira, em outro mundo, sempre com base no automobilismo, para o bem da Alfa Romeo”, resumiu Jean-Philippe Imparato, em entrevista à publicação especializada The Race.