A Fórmula 1 somou ao menos US$ 78,5 milhões em receitas com quatro novos acordos de patrocínios anunciados nos últimos dois meses. Segundo o site Sport Business, o montante será arrecadado com a chegada de MSC Cruzeiros e Salesforce, que se tornaram parceiros comerciais em nível global, Lenovo, que virou patrocinadora oficial, e a AlphaTauri, marca de roupas da Red Bull, nova fornecedora oficial.
O contrato com a MSC Cruzeiros foi anunciado no final de março e é válido por três temporadas, finalizando em 2024. Segundo o site, o acordo implica remuneração entre US$ 27,5 milhões e US$ 32,5 milhões anuais.
A F1 procurava um patrocinador na categoria de cruzeiros há vários anos, desde antes da pandemia de Covid-19. Houve conversas avançadas até que a indústria de viagens de cruzeiro ficou totalmente paralisada em 2020. Com o fim das restrições em várias partes do mundo, a F1 retomou as conversas, e a MSC Cruzeiros ficou com a propriedade.
Pelo acordo, a empresa tem direito de estampar sua marca na sinalização das pistas nos dias de corrida. O direito já foi exercido nos GPs do Bahrein e da Arábia Saudita.
Os navios da MSC também estarão atracados próximos dos circuitos em alguns fins de semana de corrida durante a temporada. A F1 e a empresa estão desenvolvendo um conceito que oferecerá aos torcedores a chance de comprar pacotes, incluindo um cruzeiro e uma entrada no GP.
O contrato com a Salesforce, no valor de US$ 30 milhões e válido por cinco anos, foi anunciado na semana passada, antes da terceira etapa do campeonato, na Austrália. As negociações estariam em andamento há oito meses.
A primeira reunião entre a Salesforce e a equipe comercial da F1 ocorreu no GP dos Estados Unidos, em Austin, no Texas, em outubro. A partir daí, houve mais dois meses de conversas com a CAA Sports, agência contratada pela F1 para negociar seus direitos globais de patrocínio.
O objetivo da associação com a Salesforce também é melhorar os dados sobre os torcedores que assistem e acompanham a F1. A categoria integrará os serviços da empresa, chamados de Customer 360, que servirão para os detentores de direitos entenderem melhor com que público estão falando. Pelo contrato, a Salesforce ganhará sinalização na pista e direitos de hospitalidade nos GPs.
Já a Lenovo foi anunciada como parceira oficial no final de março com um acordo de US$ 20 milhões por ano até 2024. As conversas com a empresa haviam iniciado no segundo trimestre de 2021. A empresa terá exposição de marca em 18 das 22 etapas do calendário.
O hardware da Lenovo será utilizado em toda a operação da F1, tanto nas provas como nas operações da categoria. A empresa também apoiará o banco de dados da categoria, a criação de conteúdo e projetos em realidade aumentada e realidade virtual. F1 e Lenovo também atuarão em conjunto para aumentar a diversidade da categoria, com a criação de oportunidades de trabalho e educação para grupos menos representados.
A AlphaTauri, por sua vez, tem presença significativa na F1 desde 2020, quando assumiu o patrocínio principal da equipe irmã da Red Bull, até então conhecida como Toro Rosso.
O interesse em expandir sua participação na F1 foi motivado por preocupações internas em relação ao posicionamento da marca. A empresa ficou tão conhecida por dar nome à equipe da categoria que o consumidor em geral não sabia que, na verdade, AlphaTauri é uma empresa de moda. Nova fornecedora oficial, a AlphaTauri continuará patrocinando a equipe que leva seu nome.
A marca fornecerá vestimenta a todos os funcionários da F1 durante os finais de semana de corrida. O acordo, cujo valor deve girar entre US$ 1 milhão e US$ 2 milhões, também prevê ativações digitais. O contrato vale até a temporada 2023.