A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) assinou um memorando de entendimento com a Extreme E, que promove uma série de corridas off-road com veículos elétricos do tipo SUV, para lançar uma categoria de automobilismo movida a hidrogênio a partir de 2025, a Extreme H.
O acordo representa mais uma conquista para o empresário espanhol Alejandro Agag, que possui cargos importantes na gestão de categorias elétricas como Fórmula E, Extreme E e Série E1.
“O esporte é a plataforma mais poderosa e eficaz para impulsionar a inovação, e nosso compromisso em oferecer campeonatos de automobilismo sustentáveis, cheios de emoção e com pegada de carbono reduzida é a prova disso”, comentou Agag.
A Extreme H deverá ser mais uma competição do portfólio da FIA, que poderá promover a categoria ao posto de Campeonato Mundial a partir de 2026. Vale destacar que o primeiro protótipo dos carros da categoria será lançado ainda em 2023.
Além disso, como parte do acordo, espera-se que a categoria de carros elétricos Extreme E, que no momento é considerada apenas como uma série internacional da FIA, torne-se um Campeonato Mundial em 2024.