Fórmula 1 fatura US$ 2,14 bilhões em 2021

A Fórmula 1 encerrou o ano de 2021 com uma das temporadas mais equilibradas de sua história. E isso ajudou a categoria a ter um de seus maiores faturamentos, alcançando um total de US$ 2,14 bilhões, o que auxiliou na retomada financeira depois do pico da crise provocada pela pandemia do coronavírus.

Nesta segunda-feira (28), a Liberty Media, dona da Fórmula 1, divulgou os números referentes ao último trimestre de 2021. De acordo com a publicação, a receita da F1 aumentou 62% na comparação ano a ano, saltando para US$ 787 milhões. No trimestre, o lucro operacional foi de US$ 62 milhões no quarto trimestre. Em 2020, a empresa sofreu um prejuízo de US$ 41 milhões no último trimestre do ano.

De acordo com a Liberty Media, o principal motivo para o aumento da receita foi a realização de provas com a presença do público nos autódromos. Esse foi o item que mais apresentou aumento de renda, mesmo com a F1 tendo registrado aumentos de valores contratuais de patrocínio, a retomada completa de acordos de mídia e mais venda do pay-per-view próprio, a F1 TV.

Com isso, a receita da Fórmula 1 em 2021 chegou a US$ 2,14 bilhões, cerca de 87% a mais do que a categoria havia obtido em 2020. O lucro operacional foi de US$ 40 milhões, comparado a uma perda de US$ 444 milhões em 2020.

“O ano de 2021 foi notável para a Fórmula 1 em todos os aspectos. As corridas foram espetaculares, e o negócio produziu excelentes resultados. Continuamos a construir essa base sólida e esperamos nosso calendário recorde de 23 corridas para 2022 com novos carros, regulamentos, corridas e pilotos”, disse Stefano Domenicali, presidente e CEO da Fórmula 1, ao apresentar os números.

Em suas três divisões, a receita total da Liberty Media em 2021 foi de US$ 11,4 bilhões, e o lucro operacional foi de US$ 1,98 bilhão. Desse valor, o Atlanta Braves, da Major League Baseball (MLB), arrecadou US$ 568 milhões (aumento de 219% em relação ao ano anterior). Já a empresa de mídia SiriusXM, na qual a Liberty tem 81,2% de participação, conseguiu uma receita recorde de US$ 8,7 bilhões em 2021, um aumento de 8% em relação ao ano anterior.

“Foi um final de ano forte para as empresas Liberty. A reta final do Mundial de Fórmula 1 não poderia ter sido mais cheia de suspense. A ação convincente na pista continua a impulsionar o volante do negócio e recentemente fizemos vários anúncios sobre acordos de criação de valor”, disse Greg Maffei, presidente e CEO da Liberty Media.

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