O Sertões anunciou, nesta terça-feira (27), que terá uma mulher como CEO em 2024. A escolhida foi a goiana Leonora Guedes, que substituirá Joaquim Monteiro, responsável pela transformação da prova no maior rali das Américas e que passará a dirigir o Conselho Executivo da empresa.
O movimento retoma uma característica que já foi marcante para o Sertões no início da década de 2000, quando Simone Palladino era a diretora-executiva da prova.
Entre os desafios de Leonora à frente da empresa está o de expandir a marca e investir em inovação e tecnologia, além de aumentar a visibilidade das competições, seja no tradicional rali, que tem mais de 30 anos, seja nas modalidades mais recentes introduzidas na marca, como kitesurfe e mountain bike.
Aos 44 anos, Leonora é mestra em turismo e será uma liderança feminina em um ambiente predominantemente masculino. Ela enxerga o Sertões como uma plataforma de conteúdos especiais, com histórias da competição, dos atletas, bastidores da produção, comunidades locais e ações socioambientais.
“Do ponto de vista técnico, as provas são de alto padrão, muito bem estruturadas, mas queremos que todas as histórias por trás dessa ‘poeira’ alcancem milhares de pessoas, e não somente as comunidades por onde elas passam”, destacou.
“Nossas provas acontecem em trilhas e no mar. Registrar isso ao vivo é uma tarefa que sempre exige muito esforço. Estamos focados nisso, pois acreditamos que esses conteúdos exclusivos não apenas conectam os fãs, mas também ampliam a visibilidade dos atletas, promovem a inclusão e inspiram novas gerações a se envolverem no mundo do esporte”, completou.
Servir de inspiração para outras mulheres e colocar em prática a pauta ESG (governança ambiental, social e corporativa, na sigla em inglês) também farão parte dos objetivos da nova CEO.
“Em 2022, foi criado o Instituto Sertões, voltado à transformação social e econômica através do esporte, educação, saúde e conscientização ambiental. A entidade conta com o apoio de empresas e outros parceiros para ajudar a mudar as realidades das pessoas impactadas pelo Sertões. Em meio à poeira deixada para trás, o evento já levou água potável onde não havia, entregou óculos para quem via um futuro embaçado, extraiu o sorriso das crianças por meio de ações educativas”, salientou.
“Espero pôr em prática a inovação na minha gestão e trazer ganhos para a marca Sertões, além, é claro, de inspirar mais mulheres a buscar posições semelhantes”, finalizou.