Lwart fará coleta de todo óleo lubrificante usado durante disputa do Rally dos Sertões

Como parte de uma ação de conscientização ambiental durante o Rally dos Sertões 2022, o óleo lubrificante usado ou contaminado (oluc) dos veículos participantes poderá ter o destino correto por meio de uma coleta feita pela Lwart. O óleo lubrificante usado é um resíduo perigoso classe I, segundo a NBR-10004, uma vez que os danos à saúde e ao meio ambiente são significativos, caso o produto seja destinado incorretamente.

“Nosso papel como empresa é também promover uma agenda positiva de educação ambiental para todos. O Rally dos Sertões é uma excelente oportunidade para esclarecermos quanto ao correto armazenamento, manuseio e destinação do oluc, um resíduo perigoso e altamente contaminante”, afirmou Marcelo Murad, diretor de coleta e logística da Lwart Soluções Ambientais.

Segundo a Associação Ambiental para Coleta, Gestão e Rerrefino do Oluc (Ambioluc), entidade que representa o setor, apenas 1 litro de óleo lubrificante usado é capaz de contaminar 1 milhão de litros de água. Além disso, para cada 10 litros queimados são gerados 20 gramas de metais pesados, que possuem alto grau de toxicidade e são prejudiciais à respiração, segundo dados da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).

A Lwart possui 18 centros de coleta espalhados pelo Brasil, que servirão como base para o armazenamento dos resíduos coletados no Rally dos Sertões. Além disso, a empresa conta com uma das plantas mais modernas do mundo para rerrefino de óleo lubrificante usado em Lençóis Paulista (SP).

Sair da versão mobile