A Nascar anunciou, nesta quarta-feira (16), o lançamento de sua quarta categoria internacional e que será também a primeira na América do Sul. Trata-se da Nascar Brasil Sprint Race, fruto de uma parceria entre a entidade de automobilismo e a série GT Sprint Race no Brasil.
A nova competição terá início já em 2023 no país e se unirá às séries disputadas no México, no Canadá e na Europa, totalizando 12 países.
“O Brasil é um país vibrante, rico em cultura e comunidade de automobilismo, e o local perfeito para nossa primeira série na América do Sul. A Nascar Brasil Sprint Race nos permitirá mostrar as emocionantes corridas lado a lado que definem a Nascar, ao mesmo tempo em que dará aos fãs brasileiros uma série à qual eles se sentirão conectados. É nossa esperança e intenção que esta série também abra mais caminhos para os melhores pilotos, mecânicos e engenheiros do país avançarem para a série nacional nos Estados Unidos, o auge mundial das corridas de stock car”, afirmou Chad Seigler, vice-presidente internacional da entidade.
Proximidade do país com a categoria
Nas últimas décadas, três pilotos brasileiros competiram na Nascar, nos Estados Unidos. Christian Fittipaldi fez 15 largadas na Cup Series em 2003. Já Nelsinho Piquet participou de 83 corridas nas três séries nacionais da categoria, de 2010 a 2016, vencendo três vezes. Por fim, Miguel Paludo tem 81 participações na Nascar Xfinity Series e na Craftsman Truck Series, incluindo três na temporada passada.
“Estamos honrados em unir forças para criar a Nascar Brasil Sprint Race. A GT Sprint Race tem proporcionado corridas emocionantes aos fãs desde 2012, e esta parceria ajudará a levá-la ao próximo nível, com a introdução de mais corridas ao estilo da Nascar, incluindo futuras corridas em pistas ovais. Este é um dia histórico para o automobilismo no Brasil e que beneficiará os fãs de corridas em todo o país”, celebrou Carlos Col, sócio da nova competição.
A GT Sprint Race foi fundada em 2012 por Thiago Marques, ex-piloto de destaque da Stock Car no Brasil, com o objetivo de equilibrar altos níveis de competição, desempenho e segurança. A programação de 2022 incluiu 18 corridas de sprint em nove finais de semana, com provas realizadas em todo o Brasil, incluindo o Autódromo de Interlagos, em São Paulo. A programação de 2023 será divulgada em breve.