A Honda pode até ter anunciado a saída oficial da Fórmula 1, mas não deixou de marcar presença na categoria mais importante do automobilismo mundial, já que produzirá os motores da Red Bull e da AlphaTauri até o fim de 2025. Há rumores de que a montadora japonesa pode voltar para 2026, quando um novo regulamento será introduzido, mas, enquanto isso não se torna um fato concreto, a marca decidiu fortalecer o relacionamento com as duas equipes a partir do GP do Japão, que será disputado em Suzuka neste fim de semana.
Como resultado do novo acordo, o logotipo da Honda será exibido na lateral dos carros RB18 e AT03 pelo resto da atual temporada. O logotipo da Honda Racing Corporation, entidade por meio da qual a Honda fornece os motores à Red Bull, passará para o nariz dos carros.
Além disso, o piloto mexicano Sergio Pérez foi nomeado embaixador da academia de condução da Honda, a Honda Racing School. Pérez e seu companheiro de equipe, o holandês Max Verstappen, assim como o francês Pierre Gasly e o japonês Yuki Tsunoda, da AlphaTauri, também participarão de iniciativas promocionais para a Honda.
O anúncio do fortalecimento da parceria não chega em um momento aleatório. Com ampla folga na liderança do campeonato, Max Verstappen pode se tornar bicampeão mundial justamente no Japão, casa da Honda e será importante para a montadora estar com seu logotipo no carro do piloto, ainda mais se o título realmente sair.
O acordo reforçado ainda pode abrir caminho para a Honda retornar à Fórmula 1. Isso porque uma possível parceria da Red Bull com a Porsche para o desenvolvimento de motores, que foi assunto nos bastidores da categoria durante alguns meses, já está completamente descartada. A escuderia olharia cada vez com melhores olhos para a continuação do acordo com a montadora japonesa.
“A Honda investiu significativamente em tecnologia híbrida ao longo da nossa parceria. Isso garantiu o fornecimento de unidades de potência competitivas para ambas as equipes, pelo que estamos muito gratos. Nosso objetivo combinado é continuar a fornecer motores dominantes e alcançar o maior sucesso possível nos próximos três anos. Para marcar isso, estamos ansiosos para receber o logotipo da Honda de volta ao carro a partir de Suzuka”, afirmou Christian Horner, executivo-chefe da Red Bull Racing.
“O logotipo da Honda Racing Corporation no nariz e o logotipo da Honda na lateral das máquinas de corrida de ambas as equipes representam os fortes laços entre a Honda e o Red Bull Group”, resumiu Koji Watanabe, presidente da Honda Racing Corporation.
Patrocínio pontual
Nesta quarta-feira (5), a Red Bull também anunciou um acordo de patrocínio pontual com a casa de leilões de carros Bingo, cuja sede fica no Japão. O acordo fará com que a logomarca da empresa apareça na frente dos carros da equipe durante o Grande Prêmio do Japão.
“A Bingo pretende estar no auge do nosso mercado, e estamos muito entusiasmados com esta parceria. Como fãs de automobilismo, observamos o sucesso contínuo da equipe e estamos empolgados por estar com eles em seu retorno ao Japão”, destacou Shinji Takei, executivo-chefe da Bingo.