O Sertões Petrobras 2025 terminou neste domingo (3), quando a última etapa foi concluída na Praia do Francês, localizada na cidade de Marechal Deodoro, em Alagoas. A competição, iniciada no dia 26 de julho, em Goiânia (GO), contou com mais de 20 marcas e proporcionou diversas experiências para os fãs.
Diferente de outras categorias do automobilismo, o rally não é realizado em um espaço contido. Com isso, a criação de experiências é essencial para que o público interessado tenha a oportunidade de estar próximo da competição, ainda que ela percorra mais de 3,4 mil quilômetros.
Diante disso, o Sertões Petrobras oferece o “Expedições Sertões”. Através da iniciativa de turismo ecológico, os fãs podem adquirir pacotes para participar da experiência das provas sem estar dentro delas.
A expedição acontece em um circuito paralelo ao percorrido pelo rally, passando por diversos pontos turísticos ao longo da rota. Em 2025, o Sertões Petrobras teve mais participantes neste formato do que pilotos competindo.
“Depois da pandemia, as pessoas passaram a buscar mais atividades ao ar livre. Vemos essa crescente. Temos mais expedicionários do que competidores, tem muita gente que quer viver esse mundo, mas quer se divertir, não cometir, e conhecer o Brasil”, contou Leonora Guedes, CEO do Sertões, à Máquina do Esporte.
Patrocinadores
O Rally dos Sertões conta com a participação de 10 patrocinadores, com a Petrobrás dona da propriedade máster. Além deles, mais de outras 20 marcas são parceiras do evento.
Entre as empresas com a propriedade de patrocinadoras, estão Governo Federal, Eisenbahn, Mitsubishi Motors, Porto Seguro, Honda, BFGoodrich, ProTork, Governo de Goiás e Governo de Alagoas, além da Petrobras.
“O Sertões tem hoje uma coisa que muitas marcas querem, que é experiência. É um evento que aproxima as pessoas, com um público muito qualificado de um lado, que são nossos competidores, e ao mesmo tempo o ‘Brasil produndo’, que muitas marcas querem acessar”, exaltou a CEO do Sertões.
Além da exposição, algumas marcas aproveitam o evento para realizar diversas ativações. A Honda, por exemplo, teve ativações por todo o evento e, além da presença em diversos espaços, também é parceira de alguns pilotos.
Para a marca japonesa, dona de quase 70% do mercado da venda de motocicletas no Brasil, a competição é uma oportunidade de reposicionamento do produto.
“Às vezes a gente vê que a mídia tradicional coloca a motocicleta como um risco, a pauta é acidente, furto, tipos de pauta que não mostram o valor da motocicleta como solução de mobilidade”, contou Fernando Orsi, supervisor de competições da Honda.
“A gente busca, através das competições e do patrocínio de competições mostrar esse outro lado, de esporte, lazer e entretenimento”, acrescentou.
Sustentabilidade
A sustentabilidade foi um dos pilares do Sertões Petrobras 2025, principalmente através do apoio da patrocinadora máster. A empresa estatal se comprometeu a manter a gasolina Podium, combustível oficial da competição.
O produto faz parte da linha Petrobras Carbono Neutro, que garante uma produção neutra em carbono desde a origem até o consumo.
É o quinto ano consecutivo que o Sertões Petrobras neutraliza sua emissão de carbono. Além disso, o evento foi marcado por uma série de ações sócio-ambientais com o Instituto dos Sertões.
“Além de mitigar todo e qualquer impacto, também temos iniciativas para fazer a diferença, seja com implantação de hortas pedagógicas, doação de mudas para reflorestamento e de filtros”, concluiu Leonora Guedes, CEO do Sertões.