Pular para o conteúdo

Sertões Petrobras substitui arquibancadas por turismo ecológico para aproximar fãs da competição

Evento contou com mais participantes em expedições que acompanham as disputas do que competidores

Sertões Petrobras 2025 percorreu mais de 3 mil quilômetros e terminou na Praia do Francês, localizada na cidade de Marechal Deodoro, em Alagoas - Divulgação

O Sertões Petrobras 2025 terminou neste domingo (3), quando a última etapa foi concluída na Praia do Francês, localizada na cidade de Marechal Deodoro, em Alagoas. A competição, iniciada no dia 26 de julho, em Goiânia (GO), contou com mais de 20 marcas e proporcionou diversas experiências para os fãs.

Diferente de outras categorias do automobilismo, o rally não é realizado em um espaço contido. Com isso, a criação de experiências é essencial para que o público interessado tenha a oportunidade de estar próximo da competição, ainda que ela percorra mais de 3,4 mil quilômetros.

Diante disso, o Sertões Petrobras oferece o “Expedições Sertões”. Através da iniciativa de turismo ecológico, os fãs podem adquirir pacotes para participar da experiência das provas sem estar dentro delas. 

A expedição acontece em um circuito paralelo ao percorrido pelo rally, passando por diversos pontos turísticos ao longo da rota. Em 2025, o Sertões Petrobras teve mais participantes neste formato do que pilotos competindo.

“Depois da pandemia, as pessoas passaram a buscar mais atividades ao ar livre. Vemos essa crescente. Temos mais expedicionários do que competidores, tem muita gente que quer viver esse mundo, mas quer se divertir, não cometir, e conhecer o Brasil”, contou Leonora Guedes, CEO do Sertões, à Máquina do Esporte.

Patrocinadores

O Rally dos Sertões conta com a participação de 10 patrocinadores, com a Petrobrás dona da propriedade máster. Além deles, mais de outras 20 marcas são parceiras do evento.

Entre as empresas com a propriedade de patrocinadoras, estão Governo Federal, Eisenbahn, Mitsubishi Motors, Porto Seguro, Honda, BFGoodrich, ProTork, Governo de Goiás e Governo de Alagoas, além da Petrobras.

“O Sertões tem hoje uma coisa que muitas marcas querem, que é experiência. É um evento que aproxima as pessoas, com um público muito qualificado de um lado, que são nossos competidores, e ao mesmo tempo o ‘Brasil produndo’, que muitas marcas querem acessar”, exaltou a CEO do Sertões.

Além da exposição, algumas marcas aproveitam o evento para realizar diversas ativações. A Honda, por exemplo, teve ativações por todo o evento e, além da presença em diversos espaços, também é parceira de alguns pilotos.

Para a marca japonesa, dona de quase 70% do mercado da venda de motocicletas no Brasil, a competição é uma oportunidade de reposicionamento do produto.

“Às vezes a gente vê que a mídia tradicional coloca a motocicleta como um risco, a pauta é acidente, furto, tipos de pauta que não mostram o valor da motocicleta como solução de mobilidade”, contou Fernando Orsi, supervisor de competições da Honda.

“A gente busca, através das competições e do patrocínio de competições mostrar esse outro lado, de esporte, lazer e entretenimento”, acrescentou.

Sustentabilidade

A sustentabilidade foi um dos pilares do Sertões Petrobras 2025, principalmente através do apoio da patrocinadora máster. A empresa estatal se comprometeu a manter a gasolina Podium, combustível oficial da competição.

O produto faz parte da linha Petrobras Carbono Neutro, que garante uma produção neutra em carbono desde a origem até o consumo.

É o quinto ano consecutivo que o Sertões Petrobras neutraliza sua emissão de carbono. Além disso, o evento foi marcado por uma série de ações sócio-ambientais com o Instituto dos Sertões.

“Além de mitigar todo e qualquer impacto, também temos iniciativas para fazer a diferença, seja com implantação de hortas pedagógicas, doação de mudas para reflorestamento e de filtros”, concluiu Leonora Guedes, CEO do Sertões.