O Sertões Series, competição que tem o Sertões BRB como atração principal, terá quatro etapas em 2024. Contando com a expertise acumulada na organização de 31 edições do Sertões BRB, o campeonato ganhou força neste ano e terá nada menos do que metade das etapas em solo internacional, no caso, na Argentina.
A abertura será na próxima quinta-feira (1º), com o South American Rally Race (SARR), em território argentino. Com 3.352km de percurso divididos em prólogo, super prime e mais oito etapas, o evento terá largada em Santiago del Estero e será realizado até o dia 10 de fevereiro, com chegada em Catamarca.
O país vizinho também receberá a última etapa, o SARR Series Fiambalá, que acontecerá em uma região conhecida pelas dunas gigantes, de 12 a 16 de novembro. Nos dois casos, a organização ficará por conta da Associação Argentina de Rally Raid.
Entre as duas etapas internacionais, estarão o tradicional Sertões BRB, de 24 a 31 de agosto, com largada e chegada em Brasília (DF), e o Sertões Series Tocantins, de 8 a 12 de outubro, ambos realizados pela Dunas Race. No caso do segundo, trata-se de um rali inédito em uma região que se tornou sinônimo da modalidade, de acordo com os organizadores.
Carros, motos, UTVs e quadriciclos brigarão pelos títulos de acordo com as categorias e regulamentos das Confederações Brasileiras de Automobilismo (CBA) e Motociclismo (CBM). A presença das duas provas na Argentina traz a perspectiva da participação de competidores de outros países, o que servirá para elevar o nível técnico da disputa.
“A volta do Sertões Series era algo que sempre desejamos e que, neste ano, conseguimos concretizar, com direito à possibilidade de andar duas vezes na Argentina e à criação do Sertões Series Tocantins como um novo desafio para os competidores. Somado à quilometragem e às características do Sertões BRB, montamos um calendário que vai testar pilotos, navegadores e seus equipamentos em diferentes condições. Além do prestígio dos títulos, o Series certamente vai ajudar os brasileiros a desenvolverem sua técnica e experiência e prepará-los para seguir brilhando pelo mundo”, resumiu Leonora Guedes, CEO do Sertões.