Michael Jordan aceita vender o Charlotte Hornets por US$ 3 bilhões

Charlotte Hornets ficou em penúltimo lugar na Conferência Leste da NBA em 2022/2023 - Reprodução / Instagram (@hornets)

Michael Jordan aceitou uma oferta do consórcio Dyal HomeCourt Partners, liderado por Gabe Plotkin e Rick Schnall, para vender sua participação majoritária no Charlotte Hornets por cerca de US$ 3 bilhões. O astro do Chicago Bulls nos anos 1990 ficaria com uma participação minoritária na franquia da NBA.

Jordan adquiriu o time da Carolina do Norte em 2010 por US$ 275 milhões. Antes disso, ele era sócio minoritário da equipe desde 2006. Para que o acordo seja selado, ainda é necessária a aprovação do conselho dos donos de franquias da NBA.

Além do Charlotte Hornets, o novo consórcio proprietário também será dono do Greensboro Swarm (time da G-League, a liga de desenvolvimento da NBA) e do Hornets Vernom GT (equipe que disputa a 2K League, competição de e-Sports da NBA).

Consórcio

Gabe Plotkin dirige a investidora Melvin Capital Management, com sede em Nova York. Em 2020, o empresário comprou uma participação minoritária no Hornets junto de Daniel Sundheim, que faz parte do novo grupo de proprietários. Já Schnall é um dos presidentes da investidora de capital privado Clayton, Dubilier & Rice. Ele está vendendo sua participação minoritária no Atlanta Hawks, também da NBA.

Caso seja aprovado, o Dyal HomeCourt terá participação em sua terceira franquia na liga norte-americana de basquete. O consórcio já possui uma parte do Atlanta Hawks e também do Sacramento Kings. O rapper J. Cole e o cantor de música country Eric Church também fazem parte do novo grupo de proprietários.

O Charlotte Hornets ficou em penúltimo lugar da Conferência Leste na última temporada da NBA, com aproveitamento de 32,9%. No geral, a equipe foi a 27ª colocada entre 30 times que disputaram o campeonato.

Por outro lado, o time de Charlotte terá o direito de fazer a segunda escolha geral no draft da NBA, marcado para a semana que vem. Segundo o site Sportico, apesar da campanha pífia nesta temporada, a franquia teve uma valorização de US$ 1,77 bilhão em 2022.

Sair da versão mobile