A NFL lançou sua nova campanha global, intitulada “Nascidos para Jogar” (“Born to Play”, no original em inglês). O conteúdo está disponível nas plataformas de redes sociais internacionais da liga, como a do Brasil, tendo sido apresentado durante o intervalo do Super Bowl LVIII, realizado no dia 11 de fevereiro.
A ação busca exaltar valores como diversidade e inclusão, e também destaca o aumento da prática do futebol americano ao redor do mundo, em especial no Brasil e na África.
A campanha “Nascidos para Jogar” contará com diversos conteúdos originais no país. Com produção da Effect Sport, agência oficial da NFL no Brasil desde 2015, quatro episódios apresentam como é o jogo em solo nacional, mostrando a motivação e os sonhos de personagens brasileiros em diferentes regiões: Manaus (AM), Recife (PE), Belo Horizonte (MG) e a comunidade da Rocinha, no Rio de Janeiro (RJ).
A primeira leva de conteúdos passará a ser publicada nas redes sociais da NFL Brasil a partir desta quarta-feira (21), com o primeiro episódio da série indo ao ar às 18h (horário de Brasília) da próxima sexta-feira (23). O teaser oficial está disponível no perfil oficial da liga no país.
“Percorremos a imensidão do Brasil para mostrar como o futebol americano é praticado por aqui, em diversos locais e diferentes culturas. Mostraremos desde jovens jogando na Rocinha, uma das maiores favelas do país, até a modalidade sendo jogada por uma equipe feminina em Manaus. Um verdadeiro painel aprofundado do esporte no país”, explicou Marcelo Paiva, diretor de conteúdo e mídia da Effect Sport.
O filme conta com direção de fotografia de Luisa Dörr, que tem trabalhos publicados na capa da revista Time e em publicações da National Geographic, The New York Times, GEO e Wired.
Mercado estratégico
Nos últimos tempos, o Brasil tem se convertido em um mercado cada vez mais estratégico para a NFL.
No dia 6 de setembro deste ano, a Arena Corinthians, em São Paulo (SP), receberá a primeira partida da liga no país e na América do Sul em toda a história.
Além disso, uma pesquisa do Ibope Repucom, revelada no início deste mês, mostrou que o futebol americano conta com cerca de 38 milhões de interessados no Brasil, enquanto a NFL contabiliza, por meio de uma pesquisa própria, mais de 8 milhões de fãs ávidos nesse total.
Os perfis dedicados em português estão na liderança do ranking entre os mercados internacionais da liga, considerando as plataformas Instagram e TikTok.
Por fim, a NFL conta com quatro patrocinadores regionais oficiais no Brasil: XP Investimentos, Perdigão, KFC e Pizza Hut. Toda a operação da liga no país é desenvolvida pela agência Effect Sport.