Neo Química Arena, do Corinthians, sediará primeira partida da NFL na América do Sul

Neo Química Arena receberá um dos cinco jogos internacionais da temporada regular da NFL em 2024 - Reprodução / Instagram (@neoquimicaarena)

Depois de vários meses de expectativa e de idas e vindas, a NFL, liga profissional de futebol americano dos Estados Unidos, bateu o martelo e anunciou seu primeiro jogo oficial a ser realizado em território sul-americano.

A cidade de São Paulo foi a escolhida para receber o jogo, com data e equipes ainda a serem definidas. Por enquanto, apenas o local está oficializado. A partida será na Neo Química Arena, estádio do Corinthians, situado no bairro de Itaquera, na zona leste da capital paulista. O clube repercutiu a notícia em suas redes sociais.

A escolha da Neo Química Arena como palco do primeiro jogo da NFL na América do Sul foi oficializada nesta quarta-feira (13). O anúncio foi feito por Roger Goodell, comissário da liga, em uma reunião realizada em Dallas, nos Estados Unidos.

“Levar a NFL para novos continentes, países e cidades ao redor do mundo é um elemento importante do nosso plano para seguir crescendo o esporte globalmente. O Brasil se estabeleceu como um mercado-chave para a NFL, e estamos animados para jogar no país pela primeira vez. Estamos ansiosos para trabalhar com a cidade de São Paulo e o Corinthians para oferecer uma experiência única e com padrão de excelência para essa base de fãs apaixonada e crescente”, disse o executivo.

Expectativa

Há alguns anos, já vinham circulando rumores da vinda de um jogo da temporada regular da NFL para o Brasil. A expectativa aumentou a partir de agosto deste ano, quando representantes da liga visitaram os três principais estádios de São Paulo (Morumbi, Allianz Parque e Neo Química Arena), para analisar a possibilidade de um desses locais sediar a partida. À época, foi divulgado também que a cidade do Rio de Janeiro tinha interesse em receber o evento no Maracanã.

Em novembro, a NFL enfim confirmou que Brasil ou Espanha sediariam um jogo oficial da liga em 2024.

A partida na Neo Química Arena será uma das cinco da temporada regular a serem realizadas internacionalmente no ano que vem. Três deles serão disputados em Londres, sendo dois no Tottenham Hotspur Stadium, e o terceiro com o Jacksonville Jaguars como mandante, no Estádio de Wembley. Além do Brasil, completa a lista a volta da NFL à Alemanha pelo terceiro ano consecutivo, retornando à Allianz Arena, em Munique. A Espanha, portanto, acabou ficando de fora do calendário do ano que vem.

“A decisão da NFL de trazer um jogo da temporada regular para São Paulo é significativa e emocionante, consolidando a cidade e o Brasil no centro do cenário esportivo global. Por conta do nosso trabalho árduo, agora poderemos receber a NFL na nossa cidade, hospedando este jogo histórico que terá um impacto positivo no turismo, na geração de empregos e na economia local”, afirmou o prefeito Ricardo Nunes, que também participou do anúncio.

Gustavo Pires, presidente da SPTuris (empresa que contribui para a execução da política de turismo, a promoção e a estruturação das atividades turísticas e eventos na cidade de São Paulo), compartilhou um vídeo no Instagram, comemorando a escolha da capital paulista pela NFL.

O presidente do Corinthians, Duilio Monteiro Alves, que está em fim de mandato, também se pronunciou a respeito do anúncio.

“Ficamos imensamente felizes e honrados com essa parceria. Aproveito para parabenizar toda a equipe que fez esse grande evento acontecer. Foram muitos meses de estudos e negociações, com duas visitas técnicas à Europa e muitas reuniões em Itaquera para chegarmos até aqui”, disse o dirigente.

As equipes que disputarão os jogos internacionais da NFL serão anunciadas no início de 2024. Já detalhes sobre as datas, confrontos e horários serão divulgados quando o calendário da próxima temporada tiver sido oficializado.

Segundo estimativas da NFL, o Brasil é a segunda maior base internacional da competição, atrás apenas do México. O país conta com 38 milhões de fãs de futebol americano, sendo que 8,3 milhões declaram ser consumidores ávidos da liga norte-americana.

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