Pular para o conteúdo

NFL acirra concorrência com NBA e programa 3 jogos no Natal para 2025

Liga de basquete é quem dominava a data anteriormente, promovendo seus principais times e atletas

Houston Texans e Baltimore Ravens se enfrentaram em um dos jogos de Natal da NFL em 2024 - Reprodução / X (@Ravens)

Houston Texans e Baltimore Ravens se enfrentaram em um dos jogos de Natal da NFL em 2024 - Reprodução / X (@Ravens)

A NFL planeja realizar três jogos no Natal todos os anos. A informação foi revelada pelo comissário da liga, Roger Goodell. Anteriormente relutante em colocar partidas em feriados festivos que caíssem em uma terça ou quarta-feira, a direção da liga agora se mostra mais receptiva à ideia diante do sucesso comercial da iniciativa.

Em 2024, a liga promoveu dois jogos no dia de Natal, mesmo tendo caído em uma quarta-feira. Neste ano, haverá dois jogos transmitidos na Netflix e um no Prime Video, plataforma de streaming da Amazon. Esse jogo fará parte do Thursday Night Football, já que o Natal em 2025 cairá em uma quinta-feira.

O aumento da oferta concorre diretamente com a NBA, que tradicionalmente já jogava no Natal. No caso da liga de basquete, cinco partidas estão programadas para a data.

Em 2024, a Netflix atraiu, em média, 24 milhões de pessoas nos dois jogos de futebol americano no Natal. Já a NBA teve apenas 7,76 milhões de telespectadores na ABC em sua maior audiência de Natal, a partida entre Los Angeles Lakers e Golden State Warriors.

“A NFL deve fazer o que for melhor para os interesses da NFL. Não tenho nenhum problema com isso”, afirmou Adam Silver, comissário da NBA.

“Dou boas-vindas à NFL. Dou boas-vindas à competição. Ela também nos torna melhores”, acrescentou o dirigente.

Feriados

Entre a direção da NFL e da NBA o pensamento é que no Natal e em outros feriados o público está em casa e com tempo disponível para assistir às transmissões, o que gera boas oportunidades comerciais.

Com a programação de Natal, a NFL se tornou mais agressiva em seus esforços para dominar o calendário esportivo dos EUA. A liga já consolidou suas transmissões no Dia de Ação de Graças, celebrado entre 22 e 28 de novembro.

Agora, mira conquistar o Natal, anteriormente totalmente vinculado à NBA, oferecendo uma maior programação em parceria com a Netflix. A liga de basquete tradicionalmente utilizava o Natal para promover seus principais times e maiores estrelas, em geral com pouca concorrência nos canais esportivos.