NFL e Confederação Brasileira de Futebol Americano se unem em programa juvenil de flag football

Evento de flag football será o primeiro da parceria entre NFL e CBFA - Divulgação / NFL Flag

Cada vez mais próxima do mercado brasileiro, a NFL anunciou, em parceria com a Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA), uma colaboração para lançar um programa juvenil de flag football no Brasil. Jogada por meninos e meninas, a modalidade é uma versão sem contato do futebol americano que vem crescendo ao redor no mundo.

O primeiro evento resultante da parceria será o NFL Flag National Championships, torneio com 12 equipes de diferentes regiões do Brasil que será disputado no dia 15 de outubro, em São Bernardo do Campo (SP). Os campeões do torneio representarão o Brasil em Orlando, na Flórida (EUA), na Divisão Internacional NFL Flag nos Jogos Pro Bowl de 2024, em fevereiro do ano que vem.

As equipes participantes do evento no Brasil serão compostas por crianças de até 12 anos, com o objetivo de fomentar o futuro do esporte no país e estabelecer uma conexão entre a modalidade e as futuras gerações.

O lançamento do programa NFL Flag no Brasil faz parte do plano de expansão da liga no país, que vem sendo desenvolvido desde 2015. Em parceria com a CBFA, a NFL acredita que o flag football é uma maneira acessível de introduzir o futebol americano para crianças e jovens, promovendo os valores do esporte dentro e fora de campo.

“Continuar a expandir o Flag Football ao redor do mundo é uma prioridade significativa para a NFL. Como um dos esportes que mais crescem e mais acessíveis do mundo, oferecer aos jovens atletas a oportunidade de jogar flag football nunca foi tão importante. O Brasil tem um apetite impressionante pelo esporte, e estamos entusiasmados em trabalhar com a CBFA para lançar iniciativas do NFL Flag nos próximos anos”, explicou Afia Law, gerente internacional de desenvolvimento de flag football da NFL.

“É uma alegria tremenda para nós sediar o torneio NFL Flag no Brasil. Desenvolver as categorias de base e trabalhar com escolas e crianças sempre foi um grande desejo para nós. A colaboração entre a CBFA e a NFL impulsiona muito tudo isso. Será um marco histórico para toda a nossa comunidade de futebol americano, envolvendo-se nesse movimento para expandir ainda mais o flag football por todo o país”, celebrou Cris Kajiwara, presidente da CBFA.

Vale destacar que, após o NFL Flag National Championships, a NFL e a CBFA pretendem continuar com o desenvolvimento de oportunidades para que os jovens pratiquem flag football em todo o país, apoiando a incorporação do esporte no currículo de educação física das escolas. A implementação do NFL Flag no Brasil segue programas de sucesso implementados em outros países, como Canadá, México, Austrália e Gana.

Sair da versão mobile