A Liga Nacional de Futebol Americano (NFL) está expandindo sua presença na Europa e já planeja até a formação de uma equipe no velho continente. Neste ano, a liga terá cinco jogos da fase regular de 2023 no Reino Unido e na Alemanha, como parte de sua estratégia de globalização.
Com partidas entre 1º de outubro e 12 de novembro, nove equipes da NFL disputarão jogos na Europa. A lista inclui o atual campeão Kansas City Chiefs e ainda Jacksonville Jaguars, Miami Dolphins, Atlanta Falcons, Baltimore Ravens, Indianapolis Colts, Buffalo Bills, Tennessee Titans e New England Patriots.
No Reino Unido, as partidas serão disputados no Tottenham Hotspur Stadium e também no Estádio de Wembley. Já na Alemanha, os jogos serão no Deutsche Bank Park Stadium, em Frankfurt.
Equipe europeia
De acordo com o portal norte-americano Front Office Sport, o comissário da NFL, Roger Goodell, está considerando abrir as fronteiras da competição para incluir ainda mais partidas na Europa. Além disso, a liga explora a possibilidade de criar uma franquia fora dos Estados Unidos, e a Europa é uma das regiões consideradas.
No entanto, a inclusão de uma equipe europeia ainda gera dúvidas quanto à competitividade. Além disso, a logística para essa equipe poder participar do campeonato é outro fator que está sendo considerado pelos dirigentes norte-americanos.
Faturamento
A temporada 2022/2023 marcou um período de crescimento para a NFL, com a liga registrando um aumento significativo de 7,8% em sua receita, alcançando a marca de US$ 11,98 bilhões. Esse crescimento foi impulsionado principalmente pela venda dos direitos de transmissão e pela melhoria nos contratos de patrocínio com empresas de apostas esportivas.
Ao longo da última temporada, a liga também arrecadou US$ 2,7 bilhões em receita de patrocínio, com destaque para parcerias com marcas dos setores de álcool e tecnologia.
Fundada em 1920, a NFL abriga atualmente 32 franquias, sem sistema de rebaixamento, como é tradicional nas grandes ligas dos Estados Unidos. Com o prestígio do Super Bowl, a NFL solidificou sua posição como a liga esportiva mais lucrativa do mundo.