Pular para o conteúdo

Transmissão da NFL no YouTube alcança 17,3 milhões de pessoas, mas fica abaixo da média no Brasil

Cobertura de Kansas City Chiefs x Los Angeles Chargers teve crescimento em relação ao NFL São Paulo Game de 2024

Los Angeles Chargers e Kansas City Chiefs se enfrentaram na Neo Química Arena, em São Paulo - José Manoel Idalgo/ Ag. Corinthians

Kansas City Chiefs e Los Angeles Chargers se enfrentaram na Neo Química Arena, em São Paulo (SP) - José Manoel Idalgo / Ag. Corinthians

A primeira transmissão exclusiva da NFL pelo YouTube registrou audiência global de 17,3 milhões de telespectadores, sendo 16,2 milhões nos Estados Unidos.

O jogo entre Kansas City Chiefs e Los Angeles Chargers, realizado na Neo Química Arena, em São Paulo (SP), na última sexta-feira (5), foi exibido gratuitamente em todo o mundo e contou com parcerias com influenciadores como iShowSpeed para ampliar o alcance entre o público jovem.

O pré-jogo teve média de 2,9 milhões de telespectadores, enquanto o pós-jogo atraiu 5,9 milhões. Os números representam um aumento de 14% em relação à audiência da partida inaugural da NFL no Brasil em 2024, transmitida pelo Peacock (plataforma de streaming pago da NBCUniversal).

No Brasil, a partida também foi transmitida por ESPN, GeTV e CazéTV, além de ter tido um compacto veiculado pela TV Globo na madrugada de sábado (6). Até o momento, porém, o YouTube não divulgou os índices do jogo no primeiro embate direto pela audiência entre a GeTV, novo canal digital da Globo, e a CazéTV.

Brasil

Apesar da transmissão gratuita e da presença de influenciadores para promover o espetáculo, o YouTube não conseguiu ampliar globalmente a audiência do jogo da NFL no Brasil.

Os números ficaram abaixo da média de 17,5 milhões registrada em 2024, com Philadelphia Eagles x Green Bay Packers. O horário da partida, com fuso horário desfavorável para mercados fora das Américas, pode ter influenciado o fraco desempenho.

A NFL e o YouTube devem utilizar os dados obtidos para ajustar suas estratégias de mídia, especialmente em relação à expansão internacional e à diversificação de formatos de transmissão.

NBC

Nos Estados Unidos, a cobertura da NBC do jogo de abertura da temporada, entre Dallas Cowboys e Philadelphia Eagles, na quinta-feira (4), teve pico de 34,3 milhões de telespectadores, mas não bateu o recorde anterior devido a um atraso de 65 minutos causado por tempestades na Filadélfia. Após a retomada do jogo, a média caiu para 28,3 milhões.

A transmissão foi o segundo jogo mais assistido simultaneamente na NBC em plataformas digitais, com 4,9 milhões de acessos, atrás apenas do Super Bowl LVI, disputado em 2022 entre Los Angeles Rams e Cincinnati Bengals.

Mesmo sem o recorde, a emissora segue com a temporada mais lucrativa da NFL até o momento.

Reino Unido

No Reino Unido, a NFL iniciou novos acordos de transmissão com Channel 5 e Sky Sports. O Canal 5 transmitirá dois jogos ao vivo por semana em sinal aberto, mas os primeiros resultados ficaram abaixo das expectativas.

A cobertura do jogo entre Washington Commanders e New York Giants teve média de 160 mil espectadores e pico de 220 mil.

Já a transmissão digital da vitória do Green Bay Packers sobre o Detroit Lions no canal 5Action teve média de 22 mil e pico de 56 mil.

A recepção crítica ao formato de entretenimento adotado pelo Canal 5 foi negativa entre fãs tradicionais da liga de futebol americano, que apontaram a ausência de análises como um problema.

A audiência também ficou abaixo de programas como “22 Kids and Counting” e “Rich Holiday Poor Holiday”, que registraram mais de 500 mil espectadores na mesma faixa horária na semana anterior.