A National Football League (NFL) retornará ao Brasil em 2025. O segundo jogo da competição em território brasileiro será no dia 5 de setembro, uma sexta-feira, no estádio do Corinthians, a Neo Química Arena, em São Paulo (SP).
“É uma grande fonte de orgulho para o Corinthians sediar novamente um jogo da NFL”, disse o presidente do clube, Augusto Melo.
“Isso exemplifica a grandiosidade do nosso estádio e a competência da nossa equipe, que torna possível recebermos eventos internacionais como este, transformando completamente o nosso espaço. Ter um evento dessa magnitude acontecendo novamente em São Paulo só engrandece ainda mais a nossa cidade, e ter o Corinthians envolvido nessa parceria é extremamente importante para o nosso clube”, acrescentou.
O primeiro time escolhido para a volta da NFL ao Brasil é o Los Angeles Chargers, que enfrentará adversário ainda a ser designado. Mais uma vez, o jogo será apresentado pela XP Investimentos, patrocinadora oficial da NFL no Brasil.
“Após um primeiro jogo bem-sucedido e memorável no Brasil em 2024, estamos muito felizes em confirmar o retorno da liga a São Paulo, com o Los Angeles Chargers como time designado, dando continuidade a essa incrível história no mercado brasileiro”, disse Luis Martinez, gerente-geral da NFL Brasil.
“Junto com nossos parceiros, SPTuris, o prefeito Ricardo Nunes e o Corinthians, continuaremos fazendo história e estamos ansiosos para oferecer mais uma experiência inesquecível aos apaixonados fãs de futebol americano no Brasil”, completou.
O Brasil é considerado um dos principais mercados globais para a NFL, contando com sua segunda maior base de fãs internacionais, atrás apenas do México.
Por essa razão, o país foi escolhido no ano passado para sediar a primeira partida da temporada regular da NFL na América do Sul, entre Philadelphia Eagles e Los Angeles Packers.
“Temos muito orgulho de ter realizado o primeiro jogo da história da NFL no Brasil, aqui na nossa cidade. O retorno da NFL em 2025 comprova o quanto São Paulo está preparada para grandes eventos e para receber turistas do mundo todo”, afirmou o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes.
“Com a expansão do nosso calendário de entretenimento, estamos gerando milhares de empregos diretos e indiretos com cada evento. No ano passado, com apenas um jogo, tivemos um retorno econômico de US$ 60 milhões, e a expectativa é de um crescimento ainda maior este ano. Sem contar os benefícios para setores como hotelaria, taxistas, motoristas de aplicativos e toda a indústria da hospitalidade”, continuou.
Informações sobre a partida e a venda de ingressos podem ser obtidas no site oficial da NFL.
Time passou por mudanças de cidades
O Los Angeles Charges, primeiro time confirmado para o retorno da NFL no Brasil, foi fundado em 1959 e é membro da Divisão Oeste da American Football Conference (AFC), um das conferências da NFL – a outra é a National Football Conference (NFC).
Sediada inicialmente na cidade de Los Angeles, a equipe se mudou para San Diego, também na Califórnia, em 1961. Essa prática de trocar o nome, a localidade ou o dono de uma equipe é recorrente nas principais ligas esportivas dos Estados Unidos.
O San Diego Chargers chegou a conquistar um título nacional em 1963, na antiga American Football League (AFL), que existiu até 1969, quando se fundiu à NFL.
Em 2017, os Chargers retornaram a Los Angeles, retomando sua denominação original. O fundador da franquia foi Barron Hilton, herdeiro da rede de hotéis Hilton. Desde 1984, a equipe pertence à família Spanos, tendo como sócio minoritário Tom Gores.
“É uma honra representar a NFL mais uma vez em um palco internacional”, disse A.G. Spanos, presidente de operações comerciais dos Chargers.
“Também é uma grande oportunidade para ajudar a expandir o esporte e levar a marca dos Chargers a milhões de fãs na América Latina. O Brasil é um dos países mais incríveis do mundo, vibrante, dinâmico e culturalmente diverso, e mal podemos esperar para sentir o calor e a paixão do povo brasileiro durante nossa visita”, acrescentou.
Internacionalização
Além do segundo jogo da NFL no Brasil, a liga desenvolverá ações visando expandir o esporte no país, engajando os fãs durante todo o ano por meio de parcerias, programas e iniciativas.
O NFL Flag, que é o programa oficial da NFL de futebol americano sem contato físico, foi lançado no Brasil em 2023. Desde então, atingiu 4.550 jovens atletas em programas escolares e na liga juvenil local. Vale lembrar que a modalidade, conhecida como flag football, prepara-se para sua estreia nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028.
A partir deste ano, a NFL poderá agendar até oito jogos de temporada regular em mercados internacionais. Já estão confirmados os seguintes jogos fora dos Estados Unidos, para 2025, sendo dois em Londres, na Inglaterra, no Tottenham Hotspur Stadium, com o New York Jets e o Cleveland Browns como times designados.
Haverá, ainda: um em Berlim, Alemanha, no Estádio Olímpico, com o Indianapolis Colts já confirmado; um em Madri, Espanha, no Estádio Santiago Bernabéu, com o Miami Dolphins; e um em Dublin, Irlanda (primeiro jogo da NFL no país), com o Pittsburgh Steelers.
Além disso, o Jacksonville Jaguars também retornará ao Estádio de Wembley, em Londres, para sediar um jogo como parte de seu compromisso de longo prazo com o Reino Unido. A NFL também anunciou recentemente seu primeiro jogo internacional para a temporada 2026, que será realizado em Melbourne, Austrália, e contará com o Los Angeles Rams.
Os Chargers já jogaram três partidas internacionais de temporada regular, sendo duas em Londres e uma na Cidade do México.