A Oakley reuniu, nesta quinta-feira (5), em um evento em São Paulo (SP), alguns jornalistas e influenciadores para falar sobre as novidades da marca, que é especializada em óculos e também roupas e calçados esportivos. A data escolhida não foi à toa: 24 horas antes do primeiro jogo da história da NFL no Brasil, que será disputado nesta sexta-feira (6), na Neo Química Arena, entre Philaldephia Eagles e Green Bay Packers.
A marca é parceira da liga de futebol americano dos EUA desde 2019 e, no final do ano passado, ampliou o acordo até 2030. Até lá, continuará fornecendo óculos para jogadores e funcionários das 32 franquias da NFL.
Com o mercado brasileiro ganhando cada vez mais importância para a liga, a Oakley decidiu investir no flag football por aqui, modalidade que lembra bastante o futebol americano, mas com muito menos contato físico, e que será esporte olímpico em Los Angeles 2028. Além disso, no Brasil, a marca também se tornou patrocinadora da Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA) e ainda da Braves Academy, centro de formação de atletas de flag football, o que demonstra o interesse em apoiar o crescimento do esporte no Brasil.
“Renovamos a parceria com a NFL até 2030, estendendo por mais seis anos o título de fornecedora oficial de óculos da liga. Muito além de uma estratégia de marketing, essa relação simboliza nossa visão de longo prazo quanto à importância das iniciativas esportivas globalmente. Um jogo sediado no Brasil representa justamente essa expansão exponencial, conquista que nos motiva ainda mais. Não é sobre um patrocínio convencional, mas sim sobre ser um canal para divulgar o esporte no país, oferecendo aos atletas o melhor em equipamentos de alta performance”, afirmou Felipe Formiga, head global de NFL e futebol americano da Oakley.
“Nunca se falou tanto, e por tanto tempo, de futebol americano no Brasil. Esse movimento global coloca o flag football em um de seus momentos de maior destaque. Isso, somado à entrada da modalidade nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, não se trata somente de um grande marco histórico, como também é uma prova de como o esporte transcende fronteiras e culturas”, disse Cristiane Kajiwara, presidente da CBFA.
Nova coleção
No evento, a Oakley aproveitou para revelar a nova coleção de óculos da marca, inspirada em alguns dos maiores atletas da NFL. Todos os modelos contam com a tecnologia Prizm, a mais avançada da marca, projetada para melhorar a visão, aumentar o contraste e a clareza em uma ampla variedade de condições de iluminação e ambientes, e chegarão ao mercado brasileiro em fevereiro de 2025.
Um detalhe sobre a coleção é que ela marca uma mudança no posicionamento da Oakley, que deixa de focar somente na alta performance e passa a apostar também em um design mais fashion, no conceito lifestyle. O próprio logotipo da marca também sofreu pequenas mudanças para seguir a nova estratégia.
“Nosso compromisso é em possibilitar apoio prolongado e fortalecer a relação de confiança no mercado esportivo. Buscamos uma contínua inovação tecnológica aplicada ao futebol americano, garantindo que os atletas tenham acesso ao que há de mais avançado em termos de equipamento. A intenção é trazer, cada vez mais, modelos personalizados que potencializam, a partir de uma perspectiva visual, performance e desempenho, ajustando as cores e a transmissão de luz para esportes, atividades diárias ou gaming”, destacou Felipe Formiga.
“Embora esse seja o nosso DNA, nosso lançamento vai além. Pela primeira vez, a Oakley aposta em um reposicionamento no design de uma coleção desta categoria. Queremos ser a primeira opção dos atletas dentro e fora de campo, empoderando-os no que diz respeito ao estilo próprio. Queremos ser parte da composição do lifestyle da vida dos consumidores”, completou o executivo.