Após 13 anos, a NFL fechou novamente uma parceria para o segmento de TV. O contrato, anunciado apenas como “plurianual”, foi assinado com a chinesa TCL, que tem como objetivo crescer no mercado norte-americano e usará a principal liga de futebol americano do mundo para promover seus produtos. O último acordo da NFL no segmento havia sido com a sul-coreana Samsung, que expirou em 2010.
De acordo com o site britânico SportsPro Media, o amplo alcance das transmissões da NFL, que obteve uma audiência doméstica média de 16,7 milhões de espectadores por jogo durante a temporada regular de 2022/2023, será aproveitado pela TCL para aumentar o conhecimento da marca nos EUA, onde as vendas estagnaram no ano passado.
Já pelo lado da NFL, a parceria poderá ser usada para expandir a disponibilidade da própria plataforma OTT, a NFL+. A pré-instalação do serviço de streaming nas SmartTVs da TCL proporcionaria uma distribuição expansiva, uma vez que mais de 16 milhões de telas inteligentes da TCL foram vendidas no ano passado em escala global.
Este não é primeiro investimento feito pela marca chinesa no esporte norte-americano. Em 2016, a TCL fechou um acordo de patrocínio ao Minnesota Timberwolves, da NBA.
Vale lembrar ainda que, pouco depois, satisfeita com os resultados alcançados no basquete, a empresa optou por expandir a atuação na modalidade e assinou um acordo global de quatro anos com a Federação Internacional de Basquete (Fiba).