No dia 12 de fevereiro, os Estados Unidos vão parar com a mais uma edição do Super Bowl. A partida entre Philadelphia Eagles e Kansas City Chiefs deve manter a tradição de outras temporadas com uma audiência na casa dos 100 milhões. Porém, a curiosidade para 2023, é o foco também nos torcedores brasileiros. A NFL vai organizar um evento exclusivo em São Paulo, que vai contar com atrações interativas e também a transmissão da partida que vai decidir o novo campeão do futebol americano.
O NFL in Brasa é um festival que vai acontecer nos dias 11 e 12 de fevereiro, no Komplexo Tempo, com experiências esportivas voltadas para a modalidade, espaços gastronômicos e também shows de artistas da cidade. Nós falamos sobre o evento de maneira detalhada por aqui. A ideia é criar todo um ambiente para os amantes do esporte, e encerrar com a transmissão do Super Bowl LVII em um telão para todos os presentes curtirem a despedida da temporada. A ideia promete ser um sucesso, fazendo com que a modalidade ganhe mais espaço por aqui.
Esse é o principal objetivo dos organizadores, que enxergam no Brasil um grande público em potencial. As transmissões da ESPN sempre fizeram sucesso com o público, e a cobertura durante o Super Bowl costuma garantir bons números de audiência, repetindo o sucesso que existe nos Estados Unidos. No ano passado, por exemplo, a emissora conseguiu liderar a audiência entre os canais de TV paga, com picos de dois pontos em todo o Brasil.
A expectativa é que isso volte a acontecer em 2023, sobretudo pela promessa de bom jogo no Super Bowl. Os sites de apostas no Super Bowl mostram um forte equilíbrio entre Philadelphia Eagles e Kansas City Chiefs, com um pequeno favoritismo para esse último. Ou seja, além de um evento com várias experiências pensadas para os fãs, o jogo também deve atrair os olhares. A diferença é que as pessoas não vão estar apenas em casa assistindo pela ESPN, mas também no NFL in Brasa.
Jalen Hurts contra Patrick Mahomes
O público brasileiro vai poder acompanhar em clima de festa a disputa entre dois jogadores que vão fazer do Super Bowl LVII ainda mais interessantes. Jalen Hurts e Patrick Mahomes são os dois quarterbacks, estrelas das duas equipes, que estão na disputa pelo título norte-americano. Isso chama a atenção dos torcedores, sobretudo os brasileiros, que costumam comprar camisas dos quarterbacks. O recém-aposentado Tom Brady, por exemplo, é um ídolo de muitos fãs de NFL daqui.
A disputa promete ser acirrada entre os dois, pois ambos fizeram uma excelente temporada. Os palpites no Super Bowl apontam para uma vantagem de Mahomes, afinal o Kansas City tem um ataque mais arrumado que o do rival. No entanto, Hurts pode fazer dessa partida um momento histórico para garantir o título dos Eagles. São elementos que fazem desse Super Bowl ainda mais interessante, sobretudo para assistir com outros torcedores.
Nos últimos anos, como mostramos anteriormente, o futebol americano ganhou espaço na vida dos brasileiros, inclusive em busca de maior profissionalismo. Isso pode ser explicado por diversos fatores, mas um deles é o destaque para grandes nomes do esporte. Os quarterbacks costumam chamar mais atenção, e neste Super Bowl não será diferente. Por isso, a expectativa é que o evento NFL in Brasa seja um sucesso. É a modalidade conseguindo conquistar espaço até mesmo fora dos Estados Unidos.
Futuro do evento
Essa primeira edição do festival da NFL será um teste importante para avaliar o potencial do torcedor brasileiro. Por exemplo, durante a Copa do Mundo, a FIFA realizou eventos parecidos que chamaram um grande público. É claro que não se pode comparar a popularidade do futebol com a versão norte-americana, mas a ideia é que o público também esteja presente. Um teste que vamos saber do resultado somente no final do jogo.
São Paulo foi a cidade escolhida pela força que o esporte tem por lá. Até mesmo as principais equipes brasileiras de futebol americano são paulistas. Assim, é mais fácil levar um evento da NFL. O Rio de Janeiro também possui um grande potencial, e quem sabe isso pode acontecer no futuro. A ideia inicial é ver se o torcedor brasileiro vai gostar de acompanhar o Super Bowl de maneira mais interativa e dinâmica.