Ele não estará na lista de convocados para a Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil. Ainda assim, Cafu já sabe que terá status de protagonista no evento. Último capitão da seleção brasileira a levantar a taça da competição, o ex-jogador tem sido aposta recorrente para marcas que querem se associar ao torneio.
Um exemplo disso é o road show lançado nesta semana pela Castrol, marca de lubrificantes que será uma das patrocinadoras da Copa das Confederações de 2013 e da Copa do Mundo do ano seguinte. Cafu foi escolhido para ser embaixador da campanha.
Nos próximos dias, Cafu percorrerá as cidades que receberão jogos da Copa do Mundo. Ele apresentará a distribuidores e clientes da Castrol o patrocínio da empresa ao evento.
Em 2010, na África do Sul, a comunicação da Castrol na Copa do Mundo era inteiramente baseada na imagem do astro português Cristiano Ronaldo, do Real Madrid.
Ao escolher Cafu como embaixador local para a Copa de 2014, a Castrol percorreu um caminho que outras empresas já haviam usado. O ex-jogador também é protagonista da comunicação da Liberty, seguradora oficial do evento.
Quando anunciou a contratação de Cafu, a Liberty disse ter feito um estudo baseado em atributos que a empresa buscava em um embaixador. O ex-capitão da seleção foi escolhido por preencher todos os requisitos.
O perfil de liderança e determinação, a carreira ilibada e a capacidade de comunicação também colocaram Cafu em uma campanha da Ambev, outra patrocinadora da Copa do Mundo de 2014.
O capitão do penta ainda foi o escolhido pela Adidas para apresentar em 2012 a Cafusa, bola que será usada na Copa das Confederações deste ano.