Deu Argentina nos pênaltis contra a Holanda. Deu Alemanha numa goleada história diante do Brasil. E assim a Adidas saiu vitoriosa dos dois confrontos com a Nike nas semifinais da Copa do Mundo de 2014. Visto que é a fornecedora de materiais esportivos da Fifa, a empresa alemã vai à final no próximo domingo, 13 de julho, como única marca esportiva a ganhar visibilidade.
Esta é a primeira Copa desde 1990 a ter uma decisão com a mesma marca estampada nos uniformes de ambas as seleções. Veja que ironia do destino: naquela ocasião, eram justamente argentinos e alemães que disputavam o título. Voltemos no tempo para recordar.
A campeã Espanha vestia Adidas em 2010, e a Holanda, Nike, mesmos patrocinadores de hoje em dia. Aconteceu o mesmo em 2006, quando a Itália tinha Puma, e a França, Adidas, e em 1998, quando a França usava Adidas, e o Brasil, Nike. Tudo igual nessas três finais.
Em 1994, eram outros fornecedores. O Brasil que conquistou o tetracampeonato nos pênaltis vestia Umbro, e a Itália, Diadora. Essas duas marcas perderam muito espaço no futebol de 20 anos para cá e não tiveram nenhuma representatividade na Copa de 2014.
E em 1990, quando a Alemanha venceu a Argentina em uma Copa trágica para a seleção brasileira, exatamente como em 2014, alemães e argentinos eram parceiros da Adidas.