Há algum tempo, quem falasse que a Adidas seria vice-líder em vendas de tênis nos Estados Unidos, atrás apenas da Nike, seria chamado de louco. Só que o tempo passou, e os números estão aí para comprovar que a marca alemã teve um crescimento espantoso nos dois últimos anos e acaba de chegar ao segundo lugar em vendas.
De acordo com o NPD Group, empresa norte-americana de pesquisa de mercado, em entrevista à ESPN, o crescimento da Adidas é resultado de uma mudança de curso na tentativa de se aproximar dos concorrentes. A surpresa é o pouco tempo que levou para dar resultados concretos. “Nunca vi uma marca crescer tão rápido no mercado de calçados”, destacou Matt Powell, analista da NPD.
De janeiro a agosto de 2017, a Adidas teve uma participação de 11,3% no mercado norte-americano. No mesmo período do ano passado, esse número era de 6,6%, o que mostra um crescimento de mais de 70%. A Jordan (marca que é fabricada pela Nike) manteve a média de 9,5% nos dois períodos.
Essa reviravolta pode ser explicada pelos números de 2015. A porcentagem da Adidas de participação no mercado há dois anos foi de apenas 4%, o que levou a marca alemã a mudar a estratégia. Desde então, a empresa passou a apostar em duas de suas marcas clássicas (Superstar e Stan Smith) e também na nova linha do Ultraboost.
Além disso, decidiu assinar contrato com o rapper e produtor musical norte-americano Kanye West, e lançou a nova linha do modelo Yeezy, que caiu no gosto do público. Prova disso é que, no último trimestre, a Adidas cresceu 45%, enquanto a rival Nike não cresceu nada.
Em números absolutos, ainda falta muito para a Adidas alcançar a Nike. Enquanto a marca alemã chegou aos já mencionados 11,3%, a marca norte-americana lidera com folga com 37%. Se forem somados os 9,5% da Jordan, a distância aumenta ainda mais. Mas, com os últimos números apresentados, fica evidente que a Adidas começa a querer sonhar mais alto.