Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte

Adidas usa "El Clásico" para homenagear Lionel Messi

Marca publicou quadro com significados ocultos e que remete ao Renascentismo

Redação - São Paulo (SP) Publicado em 07/03/2019, às 17h29

Imagem Adidas usa "El Clásico" para homenagear Lionel Messi

A partida entre Real Madrid e Barcelona, conhecida como "El Clásico", foi especial para Lionel Messi por dois motivos no último sábado (2). Em primeiro lugar, o Barça venceu fora de casa por 1 a 0, aumentou a crise do rival e ainda se consolidou ainda mais na liderança na LaLiga. E, em segundo lugar, porque o craque argentino recebeu uma homenagem de sua principal patrocinadora, a Adidas.

A marca alemã publicou uma foto artística do jogador com vários significados ocultos, que remete ao período do Renascentismo. Inspirada em significados obscuros e símbolos secretos da arte renascentista, a imagem, batizada de "Uma imagem vale mais do que mil palavras", é uma viagem dentro da mente daquele que a Adidas chama de "maior futebolista de todos os tempos".

De acordo com a marca, a arte renascentista faz, historicamente, a ponte entre o passado, o presente e o futuro. A foto representa a forma como Messi enxerga sua carreira e contempla o que ainda está por vir. A imagem ainda permite compartilhar as opiniões, sonhos e perspectivas nos próprios termos do craque, pois "quanto mais profundamente mergulhamos nela, mais intrigante se torna".

A Adidas ainda desafiou os fãs da marca e do jogador a tentarem decifrar os significados ocultos na imagem. Antes de continuar lendo, veja a imagem e tente entendê-los. Logo abaixo dela, estão as explicações cedidas pela fabricante alemã.

Foto: Reprodução / Instagram (@adidasfootball)

A Pintura

A pintura na parede, hoje bastante popular, é "Doubting Thomas" (traduzido como São Tomé), de Caravaggio. Conversa com os céticos e duvidosos. Aqueles que acreditam que Messi não pode ser do planeta Terra. A verdade é que Messi é humano, e ele carrega o fardo da expectativa como qualquer outro atleta ou indivíduo.

Os Morangos

Na arte renascentista, os morangos representam a harmonia. A tigela com morangos nos mostra que, para Messi, o Barcelona é e sempre será sua casa.

A Planta

A planta representa a nutrição espiritual, o triunfo sobre a tentação. A única coisa que sempre foi inquestionável para Messi é o seu comprometimento com o seu clube e o seu país.

O Espelho Encoberto

O espelho, coberto em parte por um tecido, simboliza o desinteresse de Messi pela fama ou pela sua vida pública. Apesar da atenção que o futebol traz, Messi não dá atenção aos holofotes. Ele vive por sua família e pelo futebol.

O Homem Vitruviano e o Estilingue

Messi sempre conviveu com o estigma em relação à sua altura. Mas ainda assim triunfou. Por meio de sua atitude e de suas conquistas, Messi reescreveu o que entendemos pelo futebolista perfeito, mostrando tudo o que pode ser alcançado com paixão e trabalho duro.

As Lavandas e o Pêndulo de Newton

As lavandas tradicionalmente representam o desejo. A sexta bola no Pêndulo de Newton demonstra a ambição de Messi de ganhar outra Bola de Ouro, apesar de sua idade.

O Globo

Os pinos no globo representam os locais das maiores vitórias de Messi, as vitórias na Liga dos Campeões da Uefa. Há um alfinete diferente dos outros: o pino branco representa o território rival, Madri, a próxima conquista de Messi na Liga dos Campeões (aqui vale ressaltar que a marca acredita que o Barcelona será campeão do torneio na atual temporada, em que a final será disputada no Estádio Wanda Metropolitano, pertencente ao Atlético de Madrid).

O Alienígena

Contrastando com o Caravaggio acima deste, um alienígena de brinquedo foi deixado no chão. Muitos acreditam que Messi vem de outro planeta. Apesar de parecer humano, para alguns, Messi é de outro mundo.

Os Azulejos no Chão

Aqueles que olharem com atenção para o horizonte de Barcelona vão notar que os azulejos no chão retratam a vista da cidade de cima: outra referência à segunda casa do jogador.

O Calendário

A data no calendário, 1º de junho de 2019, mostra ao espectador no que Messi está focado no momento: mais um título da Liga dos Campeões da Uefa (nessa data, será disputada a final da atual temporada do torneio).

O Mate

A bebida favorita de Messi da sua terra natal, a Argentina. Lembra-o de seus amigos próximos e de estar em Rosário. Ele leva o mate consigo onde quer que vá.

A Comida do Cachorro

O pote de ração faz uma homenagem a um membro da família de Messi, o seu amado buldogue.

As Chuteiras Nemeziz

Messi segura suas mais novas chuteiras Nemeziz, do Exhibit Pack. Messi tem usado chuteiras da Adidas desde o início de sua vida esportiva. Ele continua a redefinir o que a agilidade representa para o futebol.