Se quiser fazer a próxima Copa do Mundo com eficiência, a África do Sul precisa de um novo planejamento de marketing. A sentença drástica foi dada ao comitê organizador pelo governo local, que identifica problemas entre os custos do torneio e a projeção de receita do país. ?Minha leitura é clara: não estamos colocando recursos suficientes para lidar com esses dois eventos tão importantes para os sul-africanos. Precisamos mudar o andamento do marketing?, disse Themba Masseko, porta-voz do governo local, em referência à Copa e à Copa das Confederações. De forma enfática, Masseko criticou o esquema de produção para as duas competições com chancela da Fifa. Além disso, condicionou a ausência de recursos necessários a um esquema deficiente de divulgação. ?Tudo indica que não estamos fazendo o suficiente para divulgar o torneio, e assim fica difícil imaginar a presença de qualquer grande empresa. Precisamos de planejamento e de coordenação para conseguirmos o dinheiro que norteia qualquer ação referente ao torneio?, determinou o porta-voz do governo. Na última terça-feira, o secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke, criticou a comunicação da África do Sul para a Copa do Mundo de 2010. Segundo ele, o país africano ainda não realizou uma campanha sequer para promover o Mundial.