O crescimento de Denilson no meio publicitário pré-Copa do Mundo é um fenômeno interessante de se observar. Craque potencial em 1998 e reserva de luxo em 2002, Denilson driblou tanto jogador no início da carreira que parece ter dado um nó no próprio prosseguimento da vida como atleta.
Na farra das verbas turbinadas de 2014, o ex-atacante tinha assegurada a presença na Copa do Mundo como um dos comentaristas da Band. Hoje, quatro anos depois, Denilson não cobrirá o Mundial pela TV, mas tem se transformado no protagonista de última hora das marcas que querem falar com um grande número de pessoas.
Denilson conseguiu, via redes sociais, o protagonismo que não teve quando iludia seus marcadores dentro de campo. Ele não foi fundamental para o penta como Rivaldo, nem levantou a taça 100% Jardim Irene como Cafu, mas, agora, isso é bem menos importante para o mercado.
Denilson tem uma legião de fãs nas redes sociais que destrava qualquer retranca na hora de se comunicar. É um cara que assumiu o personagem “Denilson Show” e fez desse limão uma boa limonada.
O carisma como se relaciona com o público, o jeito despojado e fácil de lidar com as câmeras e a forma despreocupada como trata o futebol acabaram transformando-o numa espécie de porta-voz do torcedor apaixonado pela bola e pelo Brasil. E isso, agora, se traduz em novos contratos publicitários para o ex-jogador.
São quase 7 milhões de seguidores em redes sociais, mais alguns milhões impactados diariamente na televisão. Antigo coadjuvante na campanha do penta, ele virou o maior protagonista do time de Felipão 16 anos após a conquista do mundo, já que não dá para colocar nessa conta Ronaldo Fenômeno e seus feitos extraordinários.
Se você hoje está com um plano de ativação que necessite usar a temática do futebol, não tem como não pensar em Denilson, principalmente pelo que ele representa no universo das redes sociais. Da mesma forma como conseguia surpreender os marcadores dentro de campo, ele ganhou respeito entre as marcas nas ativações.
Sinal dos tempos.
Hoje, não é mais apenas a história que o jogador tem com a seleção brasileira que torna-o um nome para ser lembrado para uma campanha pré-Copa do Mundo. O ex-atleta precisa saber transformar-se num produto digital para ser oferecido às marcas. Denilson mostra que aprendeu muito bem o dever. E ganha mais por causa disso.