Na próxima quinta-feira, a CBF fará um evento de lançamento do Campeonato Brasileiro. O que parece uma medida simples pode ser um poderoso instrumento de entrega a torcedores, mídia e patrocinadores. Em grandes ligas pelo mundo, a criação de encontros extracampo é um hábito que rende de diferentes maneiras.
No último fim de semana, houve um exemplo claro. A NFL, a mais rica liga esportiva do mundo, realizou o Draft, evento que seleciona novos jogadores para os times. O encontro se tornou tão grande que Chicago, cidade que o recebeu, teve 200 mil visitantes, com um impacto de US$ 82 milhões em sua economia.
Um evento que ganha essa proporção se torna mais um chamariz para o produto principal, a liga esportiva. Além disso, proporciona uma ferramenta de ativação para as marcas, que podem ir além da experiência em campo; é uma possibilidade extra de fazer relacionamento com os torcedores.
Para dar certo, no entanto, é preciso criar algo que interesse de fato o público. E que tenha sequência, que seja algo aguardado todo ano.
A própria CBF já cometeu erros recentes. Há poucos anos, um evento de finalizava o Campeonato Brasileiro se tornou o momento em que os jogadores levantavam a taça de campeão. Ou seja, a entidade tirou algo que historicamente pertencia aos estádios, aos torcedores. Não será dessa maneira que o evento será grande.
Ter uma festa de abertura é um caminho, mas está longe de ser o único. O Campeonato Brasileiro é longo e abre uma série de oportunidades para ir além do campo. E isso precisa ser enxergado logo.