Na semana passada surgiram rumores de que Neymar seria a nova aposta da Nike, desbancando Cristiano Ronaldo do trono de principal embaixador global da marca para o futebol.
Aos 23 anos, Neymar vem de uma temporada exuberante, com a conquista do triplete (Campeonato Espanhol, Copa do Rei e Liga dos Campeões). No Barcelona, ganhou papel de protagonista durante a lesão de Messi. Neymar deve disputar os Jogos Olímpicos do Rio-2016 em busca do ouro inédito. Sem dúvida, isso lhe dará muita visibilidade, como já aconteceu durante a Copa do Mundo do ano passado.
Aos 30 anos, Cristiano Ronaldo passou em brancas nuvens com o Real Madrid na temporada passada. A seleção portuguesa também não o ajuda no papel de protagonista no futebol internacional. Não bastasse isso, CR7 chegou a anunciar, neste ano, uma linha de tênis com sua própria marca. Teve que abortar a ideia após levar bronca da Nike.
Cristiano Ronaldo, porém, foi peça fundamental para a Nike passar por cima de crise de imagem relacionada a três de seus principais contratados durante um curto espaço de tempo: Tiger Woods (escândalo sexual), Oscar Pistorius (escândalo policial) e Lance Armstrong (escândalo de doping).
Neymar, por sua vez, busca os holofotes e não tem medo de expor toda sua vida para sua legião de seguidores nas redes sociais. Ponto para ele. Se a substituição for mesmo confirmada, o brasileiro terá a difícil tarefa de trazer o marketing esportivo a novos patamares, assim como fez o português. No momento, parece uma aposta com boa chance de sucesso.