Quais os alimentos o torcedor consome quando vê um jogo da Copa do Mundo? A resposta a essa pergunta motivou campanhas publicitárias da indústria de alimentos no último ano no Brasil.
Aplicativo usado para contar calorias, o MyFitnessPal conseguiu responder parte dessa pergunta dentro de um universo de cerca de 1 milhão e meio de usuários que possuem o aplicativo no país.
LEIA MAIS: Com aplicativos, Under Armour foca mercado de bem-estar
Um levantamento feito pelo aplicativo a partir dos dados enviados pelos usuários mostra que pipoca e linguiça foram os alimentos mais ingeridos nos dias dos jogos da seleção brasileira. A pipoca, aliás, teve um salto de 118% no consumo, graças ao Mundial e, também, às festas juninas.
No dia 28 de junho, quando o Brasil ganhou nos pênaltis do Chile, pelas oitavas de final, aumentou sensivelmente o consumo de churrasco. O motivo? O jogo foi num sábado, na única partida no final de semana disputada pela seleção até então.
Já o consumo de Brahma e Coca-Cola aumentou sensivelmente. O consumo total de cerveja cresceu 61% entre os usuários. A Brahma cresceu 24% entre eles. O de Coca-Cola saltou 35% durante o mês do Mundial.
Em três ocasiões os torcedores tomaram mais cerveja do que refrigerante. A primeira, na partida de abertura do Mundial. As outras duas, nos únicos jogos no fim de semana: o duelo contra o Chile e a disputa de terceiro lugar, contra a Holanda. Esse jogo, o primeiro após a goleada alemã por 7 a 1, foi o que menos teve consumo por parte dos torcedores.
Veja abaixo alguns dados do infográfico feito pela MyFitnessPal: