A seleção inglesa de futebol utilizará material esportivo fabricado pela multinacional norte-americana Nike. O acordo terá início em meados de 2013 e prosseguirá até julho de 2018. Os valores não foram revelados.
A marca americana fabricará equipamentos para 24 equipes nacionais, incluindo os times masculino, feminino, amador, com deficiência e de futsal. Além disso, apoiará o centro de futebol da agremiação nacional e o estádio Wembley e produzirá as bolas utilizadas nas competições da Football Association (FA, sigla em inglês), que organiza o futebol no país.
“O orgulho e a paixão dos torcedores na Inglaterra são conhecidos em todo o mundo. Estamos muito satisfeitos com a parceria. Vamos apoiar a seleção com nossos produtos tecnológicos e inovadores”, disse Charlie Denson, presidente da Nike.
“É um momento extremamente excitante para ambas as partes. O início do vínculo marcará a inauguração do St. George’s Park, nosso centro de futebol, e será no ano em que a FA completará 150 anos”, afirmou Alex Horne, secretário-geral da entidade.
O dirigente ainda fez questão de agradecer à inglesa Umbro, responsável pelo material esportivo do time nacional nos últimos 60 anos.
A Umbro foi adquirida em 2008 pela Nike. Na época, o negócio movimentou US$ 582 milhões. Em 31 de maio último, a fabricante amerciana anunciou que colocava à venda a marca de origem inglesa. À época, a justificativa dada pela empresa era de que, com isso, ela focaria os negócios nas principais marcas que integram a companhia.