Patrocinadora de 11 clubes brasileiros, a TIM esperou a Copa do Mundo acabar para colocar na rua uma nova campanha publicitária ligada a futebol. A operadora italiana lança nesta semana o primeiro comercial dela, cujo mote é “o esporte mais popular do Brasil é torcer”.
Para produzir este primeiro vídeo, conferido pela Máquina do Esporte antes de ir ao ar, a empresa estudou os perfis das torcidas de cada time patrocinado e usou elementos característicos delas. Aparece um bolinho de bacalhau junto com um vascaíno, por exemplo, bem como referência aos três títulos mundiais são-paulinos, italianos palmeirenses etc.
A campanha foi desenvolvida pela agência W+K para a web com o intuito de engajar o público à torcida, em vez de somente ao jogo de futebol. A TIM elaborou um logotipo para representar o conceito, exibido ao fim do comercial: uma bola na qual um dos gomos é um coração.
A operadora também exibe a marca do “Movimento por um Futebol Melhor”, do qual faz parte, que dá descontos a sócios-torcedores nas empresas participantes. Fora da internet, estão previstas ações nos estádios e promoções.
A TIM se notabilizou no futebol brasileiro por inserir a marca dela dentro dos números, nas costas das camisas. É uma propriedade pouco visível pela TV ou pelo estádio, mas que chamou atenção por ser inusitada. O novo comercial, claro, exibe esta propriedade várias vezes.
*A reportagem foi atualizada às 15h09 de 12/08 para inclusão do comercial.