Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte

Após dois anos no Pinheiros, Brasil Open de tênis volta ao Ibirapuera

Desde sua criação, em 2001, esta será a quarta mudança de local do ATP 250

Redação - São Paulo (SP) Publicado em 08/01/2018, às 15h41

Imagem Após dois anos no Pinheiros, Brasil Open de tênis volta ao Ibirapuera

Uruguaio Pablo Cuevas é o atual tricampeão do torneio. 

Foto: Reprodução / Twitter (@BrasilOpenTenis)

O Brasil Open de tênis voltará a ser realizado no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, em 2018. Após dois anos sendo disputado no Clube Pinheiros, o torneio de nível ATP 250 voltará ao local onde foi jogado entre 2012 e 2015.

Com a decisão, o Brasil Open muda de local de disputa pela quarta vez desde que foi criado, em 2001. Até 2011, o torneio foi jogado na Costa do Sauípe, na Bahia. No ano seguinte, veio para o Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. Em 2016 e 2017, foi realocado para o Clube Pinheiros e, agora, volta ao ginásio mais tradicional da capital paulista.

“O Brasil Open é, sem dúvida, um dos mais importantes eventos esportivos do calendário da cidade de São Paulo. E nada mais justo voltar a ser realizado no Ginásio do Ibirapuera, um importante ponto turístico e arquitetônico da capital paulista, gerido pelo Governo do Estado, nosso parceiro na realização e sucesso do Brasil Open, através da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude”, revelou Roberto Marcher, diretor do Brasil Open.

De acordo com a assessoria do torneio, o Brasil Open 2018 terá duas quadras cobertas de jogo (a quadra central e a quadra 1), além de três quadras cobertas para treinos, localizadas no Círculo Militar (clube ao lado do Ginásio do Ibirapuera), e duas quadras de aquecimento, ao lado da quadra 1.

A quadra central terá capacidade para cerca de 10 mil pessoas. Ela garante ao torneio o status de único de nível ATP a ser disputado em quadras de saibro cobertas em todo o calendário internacional.

“Constatamos, ao longo desses dois últimos anos, que o fã do Brasil Open pedia a volta do torneio para o Ibirapuera. Entre 2012 e 2015, tivemos o melhor índice de público do torneio. Em 2018, teremos mais espectadores, com maior quantidade de ingressos disponíveis e preços mais acessíveis. Sem contar que o fato de ser disputado em quadra indoor facilita bastante, pois não corremos risco de interferência das condições climáticas adversas desse período em São Paulo, já que chove muito nessa época”, explicou Marcher.

Em sua 18a edição, os jogos serão disputados entre 26 de fevereiro e 4 de março. Nos próximos dias, a organização deve divulgar a data de início da venda de ingressos, os preços e também a lista de jogadores que disputarão o torneio.

Vale lembrar que o Brasil Open já teve campeões importantes, como os ex-líderes do ranking mundial Gustavo Kuerten (2002 e 2004) e Juan Carlos Ferrero (2010), além do atual número 1 do mundo Rafael Nadal (2005 e 2013). Nos últimos três anos, o título ficou com o uruguaio Pablo Cuevas.