O Facebook anunciou que adquiriu os direitos de 25 jogos da temporada regular da Major League Baseball (MLB) para a temporada 2018 e vai transmiti-los em sua plataforma Watch. O acordo será limitado a um jogo por semana, normalmente às quartas-feiras, mas o cronograma exato será veiculado e atualizado mensalmente.
O contrato para transmissão via streaming na plataforma Watch terá início no dia 4 de abril, no duelo entre Philadelphia Phillies e New York Mets. A temporada 2018 terá início na quinta-feira anterior, 29 de março. A World Series, série de jogos finais, está marcada para ter início em 23 de outubro. Caso haja necessidade de sete jogos, o último será em 31 de outubro.
O Facebook terá exclusividade de transmissão dos jogos selecionados para o território dos Estados Unidos. Além disso, também terá o direito de mostrar os 25 jogos de forma não exclusiva em todo o mundo. As transmissões serão produzidas pela MLB Network, o canal de TV dedicado da liga, enquanto o Facebook poderá experimentar integração social e gráficos durante as partidas.
Além de cada transmissão ao vivo, a MLB vai produzir e distribuir conteúdos especiais, incluindo pacotes de destaques on demand para todos os jogos da temporada regular, que estarão disponíveis no Facebook Watch.
Os valores do acordo não foram divulgados de maneira oficial. No entanto, a agência de notícias Bloomberg especula que o Facebook pagou entre US$ 30 milhões e US$ 35 milhões pelo pacote de direitos.
“Esta parceria com o Facebook reflete o compromisso contínuo da MLB e dos nossos clubes de se conectar com pessoas de todo o mundo. É um grande passo criativo no atendimento de nossa comunidade de fãs diversificada e apaixonada, que irá desfrutar de uma experiência exclusivamente interativa assistindo aos nossos jogos toda semana”, afirmou Tony Petitti, vice-comissário de negócios e mídia da MLB.
“Estamos entusiasmados em estender a nossa parceria com a Major League Baseball para fazer do Facebook uma casa para jogos exclusivos e ao vivo toda semana nesta temporada. A comunidade e a conversa são fundamentais tanto para o beisebol quanto para o Facebook, e as transmissões inovadoras da MLB Network trarão esses elementos interativos e sociais do jogo para os fãs de todo o mundo de novas formas em nossa plataforma”, declarou Dan Reed, chefe de parcerias esportivas globais do Facebook.
No final da semana passada, a MLB já havia divulgado uma extensão do acordo que possuía com o YouTube TV. Pelo novo acerto, a plataforma de streaming do Google terá direito de transmitir todas as partidas da World Series em 2018 e 2019, e ainda adiciona a MLB Network, canal da própria liga, e o serviço de transmissão MLB.tv, que contempla os canais de mídias sociais da liga.
O acordo marca a primeira vez que uma grande liga dos EUA fecha jogos de temporada regular exclusivamente no Facebook. A rede social de Mark Zuckerberg vem expandindo seu portfólio de esportes ao vivo. No ano passado, comprou os direitos para 20 jogos não exclusivos da MLB, além de assinar um acordo com a Fox Sports para transmitir a final da Liga dos Campeões da Europa.