Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte

Arena Fonte Nova ganhará complexo com shopping e kartódromo

Projeto é da NF Sports e tem o piloto Rubens Barrichello como um dos sócios

Redação - São Paulo (SP) Publicado em 12/09/2019, às 14h13

Imagem Arena Fonte Nova ganhará complexo com shopping e kartódromo

Na última terça-feira (10), em cerimônia na sede do governo da Bahia, na capital Salvador, a NF Sports, o piloto Rubens Barrichello e um grupo de empresários liderados pela empresa especializada em negócios imobiliários MCA Gribel apresentaram ao governador Rui Costa uma proposta para o entorno da Arena Fonte Nova. O projeto tem como objetivo a construção de um complexo que abrigará um kartódromo e também um shopping com lojas, restaurante e academia de ginástica.

Com Barrichello como um dos sócios, também está previsto um grande espaço que será reservado para que o piloto possa promover uma exposição permanente de automobilismo, com destaque para um dos seus carros na Fórmula 1, além de troféus, capacetes, macacões e outros objetos.

A ideia é complementar os atrativos que já existem no local, oferecendo ao público a união em um só espaço de dois dos mais populares esportes dos brasileiros, futebol e automobilismo. Fruto de uma parceria público-privada e com capacidade para cerca de 50 mil pessoas, a Arena Fonte Nova recebe atualmente partidas de futebol nacionais e internacionais, assim como outros grandes eventos esportivos, shows nacionais e internacionais, e ainda o chamado turismo de negócios, envolvendo feiras e convenções.

Foto: Divulgação / NF Sports

"Estamos muito felizes com a oportunidade que se abriu para levarmos o automobilismo de base a um espaço como esse. A Bahia, sua cultura, seu povo e sua alegria são especiais e a possibilidade de unirmos os dois esportes brasileiros mais populares em um só local é sensacional", declarou Rubens Barrichello, atual piloto da equipe Full Time Sports, da Stock Car.

A nova pista receberá a assinatura do recordista mundial de Grandes Prêmios na Fórmula 1 e seguirá a mais moderna e exigente regulamentação para construção de kartódromos da Federação Internacional de Automobilismo (FIA). O traçado dispõe de uma grande reta, além de curvas com várias angulações diferentes. A extensão total deve ser de cerca de 850 metros, com 8 metros de largura.

Outra novidade é que o projeto inclui a utilização de karts elétricos de última geração. Além de serem considerados bem mais limpos e não poluírem o meio ambiente, os veículos propiciam um equilíbrio maior nas disputas, eliminando os efeitos do peso dos pilotos em função da forte aceleração instantânea.

"Nos últimos anos, estudamos muito os chamados 'legados' promovidos pelos megaeventos esportivos, como Copa do Mundo e Jogos Olímpicos. Quando apareceu a oportunidade na Arena Fonte Nova, fomos atrás de uma solução, com cada um dos sócios do empreendimento contribuindo com novas ideias. Estamos muito entusiasmados com o resultado", resumiu Bruno Fusaro, da NF Sports, que atualmente é doutorando em Gestão do Esporte na Universidade de Illinois, nos EUA.