Argentina e Uruguai farão um projeto conjunto para tentar sediar a Copa do Mundo de futebol. Os dois países sul-americanos formalizaram nesta semana a criação de uma comissão conjunta para lançar candidatura a receber o torneio de 2030.
O grupo será formado por presidentes, políticos e personalidades do futebol dos dois países. A primeira meta desse conjunto será mapear os dois países para determinar as necessidades mais urgentes no projeto para uma Copa do Mundo.
Um dos principais apelos de comunicação da proposta conjunta será justamente o centenário da primeira Copa do Mundo, disputada no Uruguai em 1930. Naquele ano, os anfitriões conquistaram o título e a Argentina ficou com a segunda posição.
O projeto conjunto também apostará na tradição esportiva – os dois países são bicampeões mundiais – e no histórico. Assim como o Uruguai, a Argentina já foi sede da Copa do Mundo (em 1978, quando os donos da casa também ficaram com a taça).
Ainda não existe um cronograma pronto para montagem do projeto. A Fifa também não divulgou datas para a seleção de países candidatos a receber a Copa do Mundo de 2030.