O Arroz Tio João, marca da indústria de produtos alimentícios Josapar, decidiu usar a rivalidade no futebol como tema de sua nova campanha publicitária. Batizada de “Cozinhar Aproxima – Times Rivais”, a ação mostra dois amigos que deixam o antagonismo criado pelo futebol de lado para compartilhar momentos de paz e amizade na cozinha.
Criada pela agência DeBrito Brasil e produzida pela Abajour, a campanha tem como principal objetivo demonstrar que o preparo do alimento pode vir carregado de um tom conciliador, capaz de diminuir distâncias impostas pela rotina ou pelas diferenças. Ao todo, são seis vídeos, e um deles mostra exatamente as diferenças futebolísticas entre um corintiano e um palmeirense que são deixadas de lado pelo ato de cozinhar.
No filme, os dois torcedores chegam a trocar elogios e, por fim, se reúnem na cozinha para o preparo de um prato com as cores dos clubes. O encontro termina em tom de brincadeira, discutindo de quem seria o protagonismo culinário: do Corinthians ou do Palmeiras.
“Cozinhar é uma necessidade. Em maior ou menor quantidade de vezes, todos precisamos entrar na cozinha em alguma circunstância e, se pudermos aproveitar essa necessidade para compartilhar um momento com quem amamos, melhor ainda”, explicou Thiago Pinheiro, redator estratégico da ação.
A ação foi baseada em uma pesquisa realizada pela Brasil Food Trends 2020, que aponta a crescente valorização do brasileiro por momentos de socialização à mesa. A campanha do Arroz Tio João conta com a parceria da plataforma Dinneer, que promove jantares entre chefs de cozinha, influenciadores e público em geral, representados por desconhecidos.
De acordo com a marca, o intuito da campanha também é reforçar a importância de fortalecer laços afetivos e inspirar a superação das diferenças, sempre usando o ato de cozinhar como pano de fundo.