A Ápice (Associação pela Indústria e Comércio Esportivo) lança neste ano uma pauta de reinvindicações. A entidade, que nasceu em 2010 com o nome de Move (Movimento pela Livre Escolha) e mudou neste ano de nome, congrega as principais marcas esportivas do país. Adidas, Alpargatas, Asics, New Balance, Nike, Oakley, Paquetá, Puma, Sketchers e Under Armour fazem parte da associação.
Em 21 de maio, a Ápice irá apresentar sua agenda para alavancar o setor no Brasil em 2015 e 2016. O evento será no estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF), com a participação de representantes da entidade e autoridades governamentais.
“Temos quatro pilares: fortalecimento de pesquisa e desenvolvimento de inovações, ampliação da escala industrial no Brasil, questões de sustentabilidade e aumentar o acesso ao mercado exterior”, afirmou Marina Carvalho, diretora-presidente da Ápice.
A entidade também busca quantificar o tamanho do setor hoje no país. Para isso, já foi encomendado um estudo. Atualmente, a única pesquisa disponível é do Iemi (Instituto de Estudos e Marketing Industrial), que se deteve exclusivamente em calçados esportivos e roupas, sem incluir equipamentos.
Segundo o instituto, o segmento faturou R$ 3,7 bilhões em 2013, com 76 milhões de pares produzidos e geração de 53 mil empregos diretos ou indiretos. O esporte representa 8,5% dos calçados produzidos no país, mas é responsável por 14% do faturamento do setor.
“Encomendamos um novo estudo, que deve ficar pronto em maio, para termos dados mais precisos do tamanho da indústria do esporte no país”, conta Marina.