A estratégia da Globo de modificar a grade de programação da emissora no Paraná e no Rio Grande do Sul e transmitir futebol ao vivo em um horário pouco usual em uma quarta-feira à noite deu muito certo. A partida entre Athletico-PR x Grêmio, que colocou o clube paranaense na final da Copa do Brasil apenas depois da disputa de pênaltis, alcançou números históricos.
Em Curitiba (PR), o duelo bateu 36 pontos de audiência com 52% de participação dos televisores ligados no horário entre 19h03 e 21h15. O número foi o mais alto alcançado pela emissora na capital paranaense desde 11 de julho de 2012, quando Coritiba e Palmeiras empataram por 1 a 1 no jogo de volta da final daquele ano. O resultado deu o título ao clube paulista, em um jogo com 39 pontos de audiência e 63% de participação.
Para se ter uma ideia da importância dos números desta quarta-feira (4), foram 9 pontos (33%) de audiência e 9 pontos de participação acima da média da faixa nas quartas-feiras anteriores do ano.
Foto: Miguel Locatelli / Athletico-PR
Em Porto Alegre (RS), também houve recorde. Foram 40 pontos de audiência com 60% de participação, maior número alcançado pela emissora desde 23 de agosto de 2017, quando o Cruzeiro bateu o Grêmio no jogo normal por 1 a 0 e depois nos pênaltis por 3 a 2 no jogo de volta da final daquele ano. O título mineiro teve 46 pontos de audiência e 63% de participação.
Em comparação com as quartas-feiras anteriores do ano até aqui, os números alcançados na capital gaúcha foram ainda mais impressionantes que os da capital paranaense: 11 pontos (38%) de audiência e 13 pontos de participação acima da média da faixa horária.
Já a outra semifinal, entre Internacional e Cruzeiro, que foi transmitida no horário padrão das 21h30 para todo o Brasil alcançou números apenas medianos em SP e no RJ. Sem times paulistas e cariocas na disputa, São Paulo teve 25 pontos de audiência com 38% de participação, enquanto o Rio de Janeiro alcançou 26 pontos de audiência com 40% de participação.
Segundo a medição do Ibope, cada ponto de audiência medido equivale a 11.675 residências (ou 33.763 pessoas) na Curitiba. Em Porto Alegre e região metropolitana, cada ponto é equivalente a 15.742 residências (ou 41.003 telespectadores).
Já na Grande São Paulo, cada ponto de audiência medido equivale a 73.015 residências (ou 204.050 pessoas). No Rio de Janeiro e região metropolitana, cada ponto é equivalente a 46.175 residências (ou 119.283 telespectadores).