A vitória de Lewis Hamilton no Grande Prêmio da Espanha de Fórmula 1 apenas constatou a decadência da audiência da principal categoria do automobilismo na televisão brasileira. O triunfo do britânico rendeu nove pontos e 27% de participação à Globo, que o transmitiu com exclusividade.
No caso do circuito espanhol, curiosamente, o declínio tem sido constante. A queda é de exatamente um ponto a cada ano. Em 2011, a etapa registrou 12 pontos. Já em 2012, contabilizou 11. Enquanto isso, em 2013, anotou dez. Por fim, agora, em 2014, somou nove.
Disputado no último domingo (11), o GP da Espanha, exibido às 9h, apresentou a segunda melhor audiência da temporada 2014, atrás apenas do GP do Bahrein, que foi ao ar às 12h e cravou 11 pontos. As outras três provas (Austrália, Malásia e China) marcaram índices inferiores, porém foram televisionadas na madrugada brasileira.
Com a transmissão da vitória de Hamilton, piloto da escuderia alemã Mercedes, a Globo liderou o horário da F-1, seguida por Record (17% de share) e SBT, (14% de share) com cinco pontos cada, e Bandeirantes, com um (2% de share).
De acordo com a pontuação do Ibope, cada ponto é equivalente a 61.952 domicílios sintonizados. Os dados de medição compreendem apenas a audiência da região metropolitana de São Paulo, referência para o mercado publicitário.