Com atualmente dez mil sócios-torcedores, o Avaí pretende ampliar a quantidade de membros em cerca de 20% até o fim do Campeonato Catarinense. E para conseguir esses dois mil novos associados, uma das ideias concretizadas foi a criação de uma nova categoria de filiação. Estudantes e idosos, torcedores que gozam naturalmente de meia-entrada, ganharam um plano apenas para eles.
Entre os planos oferecidos pela equipe celeste, na verdade, a única diferença está no preço – e não em benefícios adicionais, restritos a um ou outro filiado. Enquanto homens pagam entre R$ 50 e R$ 95, dependendo da localização no estádio Ressacada, mulheres pagam entre R$ 30 e R$ 70, crianças de até 12 anos, R$ 15, e, agora, estudantes e idosos, entre R$ 25 e R$ 35. Ainda há um último plano, de R$ 20, chamado “Nação Avaiana”, no qual não há ingresso garantido, e sim 60% de desconto e preferência na compra.
Desse modo, o Avaí espera ter planos condizentes com todos os possíveis públicos. Agora, com as categorias expandidas, a missão é subir o número de associados, e para tanto foi iniciada uma campanha de mídia, com anúncios em rádios, jornais, outdoors, todos espalhados pela cidade de Florianópolis. Como garoto-propaganda, quem empresta a imagem é Thiago Tavares, lutador de artes marciais mistas (MMA, na sigla em inglês), patrocinado desde o fim de 2011.
Outra ferramenta que ganhará peso nessa busca é a internet. Por meio de vídeos produzidos e publicados no YouTube, o clube catarinense pretende se comunicar com cada uma dessas faixas. “Os vídeos serão relacionados ao dia a dia”, explica Carlos Bonatelli, gestor do plano de sócios da equipe. “Terá cena com um senhor tomando café, que representa o plano para a melhor idade, uma moça, para o plano feminino, um pai com o filho, para o sócio-mirim, e assim por diante”.