A diretoria do Atlético de Madri encerrou no início deste ano um antigo problema. O time da capital espanhola finalmente encontrou um patrocinador máster de longa duração. Até o fim de 2014, o espaço mais nobre do uniforme da equipe será ocupado pelo Azerbaijão.
O país do Cáucaso é transcontinental (fica entre Europa e Ásia). Emancipado da União Soviética em 1991, o Azerbaijão faz parte do Conselho da Europa desde 2001.
Com o patrocínio ao Atlético de Madri, a ideia do governo do Azerbaijão é fomentar o turismo e tornar o país mais conhecido. O valor do aporte não foi revelado.
Para o Atlético de Madri, o acordo representa um importante passo no plano de expansão do clube. “Temos um foco estratégico em países emergentes. Queremos ser mais conhecidos no mundo todo”, disse Miguel Angel Gil Marin, CEO da equipe madrilena.
O negócio também inclui clínicas e ações do Atlético de Madri em parceria com a federação de futebol do Azerbaijão. O foco nesse caso é o desenvolvimento do futebol no local.
Inicialmente, Atlético de Madri e Azerbaijão haviam acertado um contrato de apenas um jogo. O país patrocinaria a equipe espanhola no clássico contra o Real Madrid. Depois, o negócio foi ampliado até 2014.
Com isso, o Atlético finda um problema antigo. O time procurava um patrocinador longevo desde o término do contrato com a Kia, em 2011. No ano passado, a equipe madrilena teve um pontual de longo prazo da rede de hotéis Rixos.