O contrato entre a Azul Linhas Aéreas e os dois clubes de Campinas, Ponte Preta e Guarani, ?esconde? uma ação inédita no futebol brasileiro. Entre os diversos itens do acordo está o naming right do clássico, que passará a se chamar ?Dérbi Azul Linhas Aéreas? já a partir desta temporada. Os direitos do confronto, um dos mais tradicionais do país e que será disputada no dia 22 de setembro pela Série B do Campeonato Brasileiro, foram vendidos à companhia aéra, que fará ações promocionais em toda por região nos dias de jogo entre os rivais. ?Eles [a Azul] farão a promoção do evento como um todo?, revela Márcio Della Volpe, diretor de marketing da Ponte Preta. Segundo o executivo, ainda não há nenhuma ação definida para o clássico, além do que foi anunciado no dia da apresentação da parceria. ?Até agora, só sabemos que haverá promoções para os torcedores. O resto ainda está sendo negociado?, completa Della Volpe. A principal promoção é a ?Bugre 10 e Ponte 10? para os sócios-torcedores dos dois clubes, foco do compromisso firmado na semana passada. Os participantes de ambos os programas terão descontos na compra de bilhetes da compahia. Pelo contrato, a empresa vai fornecer passagens para os rivais campineiros nos trechos que não são cobertos pela Tam, parceira da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em troca de espaços publicitários diversos. Os detalhes financeiros do contrato triplo, válido até o fim do ano, também são mantidos em sigilo. A escolha da Azul pelos dois times está baseada, principalmente, na localização. Um dos principais pontos operacionais da empresa, Campinas está separada da capital paulista por apenas 90 quilômetros e é a terceira cidade mais populosa do estado de São Paulo, com 2,6 milhões de habitantes segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE/2007). Além disso, o município abriga o Aeroporto Internacional de Viracopos, de onde decolou o primeiro voo da Azul em 15 de dezembro do ano passado. A segunda aeronave da companhia também partiu do aeroporto campineiro, com destino a Porto Alegre. Ponte e Guarani também compartilham o patrocinador máster de suas camisas, a Telhanorte, pelo restante da temporada.