O Barcelona foi à Itália buscar o seu novo diretor comercial. Francesco Calvo, que estava na Juventus, chega ao clube catalão no dia 1º de outubro com a missão de acelerar a abertura de um escritório no Brasil, que servirá como base para os negócios na América Latina.
O mercado latino é uma das prioridades do presidente Josep Maria Bartomeu, eleito em julho. Nesta semana, o clube anunciou a abertura de sua primeira loja fora da Espanha e a praça escolhida foi o México. A opção pelo país não foi casual, já que as vendas de produtos oficiais no país dispararam nos últimos anos. O faturamento no país com produtos licenciados representa 1,25% do total arrecadado pelo clube em 2014.
No Brasil, o Barcelona acertou no fim de agosto uma parceria com a C&A para a venda de uma coleção oficial do clube no estilo casual. Segundo a Máquina do Esporte apurou, o time de Neymar terá um percentual sobre as vendas, mas os números são mantidos em sigilo.
Além do acordo com a C&A, o Barcelona aparece nas peças publicitárias da Tenys Pé, patrocinadora de Neymar, e tem na Telefónica sua parceira de negócios na América Latina por 13 milhões anuais. O contrato prevê a utilização da imagem dos jogadores em campanhas de marketing e a organização de um amistoso na região, possivelmente em território brasileiro.
O clube quer que esses contratos sejam administrados o mais breve possível do escritório a ser aberto na cidade de São Paulo.
As unidades de vendas blaugranas, a coordenação das “sedes” em Hong Kong e Nova York, a exploração do Camp Nou, o marketing, as áreas audiovisual e digital estarão sob a responsabilidade do executivo italiano, assim como a meta de alcançar € 1 milhão de faturamento até a temporada de 2021.