O futebol espanhol acompanhará neste sábado o primeiro de uma série de quatro clássicos entre Barcelona e Real Madrid em um período de 20 dias. Trata-se da maior maratona do confronto desde 1916, e essa sequência acrescentou uma série de elementos ao duelo. Um deles é a parte financeira. Os dois times espanhóis jogarão por uma parte significativa de seus faturamentos.
Entre premiação e bonificação de TV, os quatro clássicos colocam em jogo um total de 25 milhões de euros – o montante pode chegar a 30 milhões de euros se o clube que vencer a semifinal da Liga dos Campeões da Uefa conquistar posteriormente o título.
O clássico deste sábado é o que tem menor relev”ncia em termos de conquista. Os dois times duelarão em Madri pelo segundo turno do Campeonato Espanhol, no qual o Barcelona é líder e tem oito pontos de vantagem para os merengues. Mesmo em caso de revés, é difícil imaginar que os catalães deixem escapar a taça – faltam apenas sete rodadas para o término da temporada.
As duas equipes voltarão a campo no dia 20 de abril, quando decidirão o título da Copa do Rei. Além disso, Barcelona e Real Madrid são rivais em uma das semifinais da Liga dos Campeões da Uefa.
Em 2009, quando venceu a tríplice coroa, o Barcelona amealhou 30 milhões de euros em prêmios e bônus. Triunfos nessa sequência também teriam efeitos diretos em vendas de licenciados e até na valorização de seus patrocínios.