Não são apenas os índices de audiência televisiva que mostram o status atingido recentemente por Barcelona e Real Madrid. Protagonistas de uma série de duelos na atual temporada do futebol europeu, dicotômicos em termos de gestão e montagem de elenco, os dois times espanhóis são os campeões mundiais de repercussão em mídias sociais.
Os dados foram coletados pelo portal “Football Marketing”, que mediu a quantidade de fãs e seguidores que as equipes mundiais acumulam na rede social Facebook e no serviço de microblogs Twitter. O Barcelona é o campeão do planeta, com um total de 14.115.358 usuários de suas redes sociais, seguido pelo Real Madrid, que tem 13.933.539.
Os dois times espanhóis são seguidos no ranking por três ingleses. Manchester United, Arsenal e Liverpool completam os cinco primeiros postos do levantamento, mas o clube de Manchester tem uma grande vantagem em relação aos outros: seus dados são apenas do Facebook, já que a equipe não possui um Twitter oficial.
No Brasil, o clube mais presente em mídias sociais é o Corinthians, com uma comunidade de 856.061 pessoas. A segunda posição, segundo o levantamento, é do Flamengo, que tem 696.665.
Foco digital
A Juventus de Turim, que não aparece nem entre os 30 primeiros lugares do ranking elaborado pela “Football Marketing”, lançou nesta semana um novo pacote de ferramentas para o trabalho de comunicação em mídias digitais. O time italiano criou um novo site, além de ter reformulado sua estrutura para Facebook, Twitter e um canal oficial no Youtube.